EXPLORANDO AS RAMIFICAÇÕES DO BULLYING: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS SOBRE O DESEMPENHO E BEM-ESTAR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111084 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3118 "inscrito_id" => 11608 "titulo" => "EXPLORANDO AS RAMIFICAÇÕES DO BULLYING: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS SOBRE O DESEMPENHO E BEM-ESTAR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "Este estudo investigou artigos científicos sobre bullying escolar, com foco nos impactos sobre o desempenho e bem-estar dos alunos do ensino fundamental, por meio de uma revisão bibliográfica abrangente. Utilizando um referencial teórico-metodológico sólido e diversificado, examinamos a extensão dos danos causados pelo bullying, abordando os aspectos psicológicos, emocionais e educacionais de forma integrada para compreender holisticamente o fenômeno complexo e multifacetado. Destacamos os impactos negativos do bullying na saúde mental, autoestima, habilidades sociais e interações sociais dos alunos, bem como sua influência significativa no rendimento acadêmico e no ambiente de aprendizado. Ressaltando a importância vital de estratégias de prevenção e intervenção que promovam um ambiente escolar seguro, inclusivo e acolhedor para todos os estudantes. Uma abordagem multidisciplinar, que envolva não apenas educadores e profissionais de saúde mental, mas também os responsáveis e a comunidade em geral, emerge como crucial para mitigar os efeitos prejudiciais do bullying. Este estudo oferece contribuições significativas para a compreensão dos desafios enfrentados pelas comunidades escolares e reforça a necessidade premente de políticas e práticas eficazes que cultivem empatia, respeito, solidariedade e tolerância entre os alunos, promovendo assim um ambiente escolar saudável e propício ao desenvolvimento integral de todos os estudantes. O estudo teve como objetivo incentivar à comunicação aberta, o apoio emocional e a educação sobre diversidade e inclusão, pois são aspectos fundamentais para criar um ambiente escolar positivo e estimulante, onde cada aluno se sinta valorizado e respeitado em sua individualidade, contribuindo assim para o florescimento de uma cultura escolar baseada no respeito mútuo e na colaboração." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11608_TB3118_25102024003057.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMYLLY MAYRLLY DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "Ramyly Mayrly" "autor_email" => "ramylly.mayrlly@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111084 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3118 "inscrito_id" => 11608 "titulo" => "EXPLORANDO AS RAMIFICAÇÕES DO BULLYING: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS SOBRE O DESEMPENHO E BEM-ESTAR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "Este estudo investigou artigos científicos sobre bullying escolar, com foco nos impactos sobre o desempenho e bem-estar dos alunos do ensino fundamental, por meio de uma revisão bibliográfica abrangente. Utilizando um referencial teórico-metodológico sólido e diversificado, examinamos a extensão dos danos causados pelo bullying, abordando os aspectos psicológicos, emocionais e educacionais de forma integrada para compreender holisticamente o fenômeno complexo e multifacetado. Destacamos os impactos negativos do bullying na saúde mental, autoestima, habilidades sociais e interações sociais dos alunos, bem como sua influência significativa no rendimento acadêmico e no ambiente de aprendizado. Ressaltando a importância vital de estratégias de prevenção e intervenção que promovam um ambiente escolar seguro, inclusivo e acolhedor para todos os estudantes. Uma abordagem multidisciplinar, que envolva não apenas educadores e profissionais de saúde mental, mas também os responsáveis e a comunidade em geral, emerge como crucial para mitigar os efeitos prejudiciais do bullying. Este estudo oferece contribuições significativas para a compreensão dos desafios enfrentados pelas comunidades escolares e reforça a necessidade premente de políticas e práticas eficazes que cultivem empatia, respeito, solidariedade e tolerância entre os alunos, promovendo assim um ambiente escolar saudável e propício ao desenvolvimento integral de todos os estudantes. O estudo teve como objetivo incentivar à comunicação aberta, o apoio emocional e a educação sobre diversidade e inclusão, pois são aspectos fundamentais para criar um ambiente escolar positivo e estimulante, onde cada aluno se sinta valorizado e respeitado em sua individualidade, contribuindo assim para o florescimento de uma cultura escolar baseada no respeito mútuo e na colaboração." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11608_TB3118_25102024003057.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMYLLY MAYRLLY DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "Ramyly Mayrly" "autor_email" => "ramylly.mayrlly@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }