Este estudo investigou artigos científicos sobre bullying escolar, com foco nos impactos sobre o desempenho e bem-estar dos alunos do ensino fundamental, por meio de uma revisão bibliográfica abrangente. Utilizando um referencial teórico-metodológico sólido e diversificado, examinamos a extensão dos danos causados pelo bullying, abordando os aspectos psicológicos, emocionais e educacionais de forma integrada para compreender holisticamente o fenômeno complexo e multifacetado. Destacamos os impactos negativos do bullying na saúde mental, autoestima, habilidades sociais e interações sociais dos alunos, bem como sua influência significativa no rendimento acadêmico e no ambiente de aprendizado. Ressaltando a importância vital de estratégias de prevenção e intervenção que promovam um ambiente escolar seguro, inclusivo e acolhedor para todos os estudantes. Uma abordagem multidisciplinar, que envolva não apenas educadores e profissionais de saúde mental, mas também os responsáveis e a comunidade em geral, emerge como crucial para mitigar os efeitos prejudiciais do bullying. Este estudo oferece contribuições significativas para a compreensão dos desafios enfrentados pelas comunidades escolares e reforça a necessidade premente de políticas e práticas eficazes que cultivem empatia, respeito, solidariedade e tolerância entre os alunos, promovendo assim um ambiente escolar saudável e propício ao desenvolvimento integral de todos os estudantes. O estudo teve como objetivo incentivar à comunicação aberta, o apoio emocional e a educação sobre diversidade e inclusão, pois são aspectos fundamentais para criar um ambiente escolar positivo e estimulante, onde cada aluno se sinta valorizado e respeitado em sua individualidade, contribuindo assim para o florescimento de uma cultura escolar baseada no respeito mútuo e na colaboração.