Inundações não são um problema recente, contudo, as mudanças climáticas e o crescimento urbano não planejado tornam esses episódios cada vez mais frequentes. Nossa escola de ensino médio está localizada em uma região particularmente propensa a inundações, e este trabalho aborda a implementação de um sistema desenvolvido pelos próprios estudantes para o monitoramento de nível de água em galerias pluviais para alertar a escola e a comunidade de forma preventiva sobre possíveis inundações. Além disso, o sistema visa antecipar a evacuação dos estudantes, evitando que tenham contato com água possivelmente contaminada. A abordagem adotada consiste na aplicação prática de sensores de nível de água em galerias pluviais, utilizando microcontroladores e um software para análise em tempo real dos dados coletados e emissão de alertas automáticos luminosos e sonoros quando os níveis de água atingem valores críticos. Os dados obtidos foram relacionados com os dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) para aprimorar o sistema de alerta, reduzindo o tempo de resposta e fundamentando as tomadas de decisões de evacuação. O estudo demonstra a eficácia e viabilidade técnica da implementação desse sistema de alerta, contribuindo para a segurança e bem-estar da comunidade escolar e local. Assim, fica evidente que o monitoramento constante e o uso de tecnologias são essenciais para mitigar os impactos de inundações, aumentando a conscientização sobre a importância de sistemas de alerta em regiões vulneráveis.