Os eixos articuladores das práticas realizadas na Educação Infantil são interações e brincadeiras, pois é por meio desses que a criança aprende, socializa, investiga e desenvolve o seu raciocínio lógico, o que auxilia no seu desenvolvimento integral. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma pesquisa que investigou a potencialidade de um jogo para o desenvolvimento da percepção visuoespacial e da compreensão relação algarismo/quantidade, em crianças de 5 a 6 anos. O jogo, denominado "Mostra e esconde", foi aplicado com uma turma de 26 crianças que estudavam em uma instituição de Educação Infantil de Blumenau (SC) e fez parte de um projeto cujo tema, Futebol, foi escolhido pela turma. Formado por um tabuleiro quadrado dividido em quatro partes iguais, onde estavam dispostas imagens de itens relacionados ao Futebol e quatro placas de EVA do tamanho de cada parte do tabuleiro, com diferentes cortes, que deveriam ser colocadas sobre ele, deixando aparecer o elemento solicitado, na quantidade requerida. Nesse processo cada a criança tirava uma ficha com a imagem de um objeto que deveria ser mostrado e o algarismo que representava a quantidade. Na sequência ela pegava as placas e analisava onde e como deveriam ser colocadas sobre o tabuleiro, para atender à solicitação. Essa prática se constituiu uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio da observação participante de professora-pesquisadora, do registro oral das crianças e imagens. Com base nas análises realizadas foi possível verificar que essa prática estimulou habilidades cognitivas e motoras, levando as crianças a associarem mais facilmente o algarismo com a quantidade representada, assim como a analisarem a posição das imagens no tabuleiro, sobrepor as placas de forma correta. Além disso, trabalhou com a aceitação da perda pelas crianças e a cooperação entre elas.