Os programas Residência Pedagógica e PIBID possibilitam aos acadêmicos de cursos de licenciatura o aperfeiçoamento de suas habilidades e tem como objetivo formar novos professores por meio do contato direto com a prática escolar. Os discentes da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Goianésia, participantes desses programas, vivenciam na educação básica do município de Goianésia-GO, projetos pedagógicos realizados na escola campo, observações das aulas dos professores regentes, regências em sala de aula e atividades de reforço escolar. Observa-se que são inúmeras as dificuldades de aprendizagem encontradas nas instituições escolares e, nesse contexto, faz-se necessário a aplicação de novas propostas pedagógicas, no intuito de superar essas dificuldades e propiciar ao aluno condições de acompanhar os conteúdos curriculares. Nesse sentido, o reforço escolar, é uma ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Teóricos como Soares (2010) e Freire (1996), que descrevem a importância do letramento e numeramento significativos para o desenvolvimento escolar, são os referenciais para esse trabalho. Por meio da observação participante e da entrevista semiestruturada com coordenadores pedagógicos e professores regentes procurou-se refletir sobre o impacto dos dois programas nas atividades de reforço escolar desenvolvidas nas escolas parceiras. Como resultados foi possível notar a importância do reforço escolar para alunos que de alguma forma, apresentavam dificuldades na execução das atividades propostas. No acompanhamento sistemático de alguns casos percebeu-se a evolução no desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e raciocício lógico.