Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE JOVENS DO TERCEIRO ANO DE ENSINO MÉDIO EM UM PROJETO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110875
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2812
    "inscrito_id" => 9745
    "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE JOVENS DO TERCEIRO ANO DE ENSINO MÉDIO EM UM PROJETO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um estudo sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos, como metodologia de ensino e aprendizagem, no Projeto Aluno Nota Dez. O Projeto Aluno Nota Dez é um projeto educacional que pertence ao Programa UNISA Portas Abertas. Esse Projeto se consolidou no município de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, pela contribuição na formação de jovens estudantes da rede pública estadual nas diferentes áreas de conhecimento, no formato de disciplinas ministradas duas vezes na semana pela Universidade. Entretanto, em 2023, identificou-se a necessidade de inovar a metodologia de ensino e aprendizagem para que tornasse a aprendizagem mais significativa. A Aprendizagem Baseada em Projetos desafia o estudante a identificar situações-problema na região em que vive e buscar, de forma sistematizada e com base nas competências e objetos de conhecimento de diferentes componentes curriculares, soluções viáveis que possam contribuir para o desenvolvimento local. O objetivo deste estudo é analisar a Aprendizagem Baseada em Projetos como proposta metodológica na formação de jovens do terceiro ano de Ensino Médio, em um projeto educacional. A metodologia adotada é pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos e pesquisa documental. Os resultados da pesquisa demonstram que a Aprendizagem Baseada em Projetos se apresenta como uma metodologia de ensino e aprendizagem que torna a aprendizagem contextualizada, mais significativa e direcionada à realidade do estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9745_TB2812_24102024164427.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVIA GONÇALVES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "SILVIA"
    "autor_email" => "silviagdealmeida@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110875
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2812
    "inscrito_id" => 9745
    "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE JOVENS DO TERCEIRO ANO DE ENSINO MÉDIO EM UM PROJETO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um estudo sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos, como metodologia de ensino e aprendizagem, no Projeto Aluno Nota Dez. O Projeto Aluno Nota Dez é um projeto educacional que pertence ao Programa UNISA Portas Abertas. Esse Projeto se consolidou no município de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, pela contribuição na formação de jovens estudantes da rede pública estadual nas diferentes áreas de conhecimento, no formato de disciplinas ministradas duas vezes na semana pela Universidade. Entretanto, em 2023, identificou-se a necessidade de inovar a metodologia de ensino e aprendizagem para que tornasse a aprendizagem mais significativa. A Aprendizagem Baseada em Projetos desafia o estudante a identificar situações-problema na região em que vive e buscar, de forma sistematizada e com base nas competências e objetos de conhecimento de diferentes componentes curriculares, soluções viáveis que possam contribuir para o desenvolvimento local. O objetivo deste estudo é analisar a Aprendizagem Baseada em Projetos como proposta metodológica na formação de jovens do terceiro ano de Ensino Médio, em um projeto educacional. A metodologia adotada é pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos e pesquisa documental. Os resultados da pesquisa demonstram que a Aprendizagem Baseada em Projetos se apresenta como uma metodologia de ensino e aprendizagem que torna a aprendizagem contextualizada, mais significativa e direcionada à realidade do estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9745_TB2812_24102024164427.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVIA GONÇALVES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "SILVIA"
    "autor_email" => "silviagdealmeida@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos, como metodologia de ensino e aprendizagem, no Projeto Aluno Nota Dez. O Projeto Aluno Nota Dez é um projeto educacional que pertence ao Programa UNISA Portas Abertas. Esse Projeto se consolidou no município de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, pela contribuição na formação de jovens estudantes da rede pública estadual nas diferentes áreas de conhecimento, no formato de disciplinas ministradas duas vezes na semana pela Universidade. Entretanto, em 2023, identificou-se a necessidade de inovar a metodologia de ensino e aprendizagem para que tornasse a aprendizagem mais significativa. A Aprendizagem Baseada em Projetos desafia o estudante a identificar situações-problema na região em que vive e buscar, de forma sistematizada e com base nas competências e objetos de conhecimento de diferentes componentes curriculares, soluções viáveis que possam contribuir para o desenvolvimento local. O objetivo deste estudo é analisar a Aprendizagem Baseada em Projetos como proposta metodológica na formação de jovens do terceiro ano de Ensino Médio, em um projeto educacional. A metodologia adotada é pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos e pesquisa documental. Os resultados da pesquisa demonstram que a Aprendizagem Baseada em Projetos se apresenta como uma metodologia de ensino e aprendizagem que torna a aprendizagem contextualizada, mais significativa e direcionada à realidade do estudante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.