ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PESQUISAS ACADÊMICAS: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113918 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7194 "inscrito_id" => 4267 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PESQUISAS ACADÊMICAS: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O estágio supervisionado proporciona aos estudantes de licenciatura o (re)conhecimento sobre o chão da escola, construindo a partir da práxis educativa, de leituras e pesquisas científicas, os saberes docentes. Diante disso, este relato de experiência aborda e discute sobre os estágios supervisionados realizados por uma estudante do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), em turmas de educação infantil e ensino fundamental I. A partir dos pilares da educação, aprender a ser, a fazer, a conviver e a conhecer, podemos pensar sobre a prática docente, especialmente no âmbito do profissional em formação, uma vez que o universitário busca construir a identidade docente a partir de sua história, especialmente das memórias sobre o universo escolar enquanto estudante da educação básica. O universitário do curso de Pedagogia visita espaços formativos bem distintos, tais como educação infantil e ensino fundamental, tendo nesses dois níveis de ensino, estudantes com comportamentos e necessidades educacionais bem peculiares a sua fase do desenvolvimento. É neste olhar para o desenvolvimento que a estagiária em questão tem desenvolvido leituras e escritas científicas, inclusive o seu trabalho de conclusão de curso. Foi através da sua construção como futura docente que se encontrou através da afetividade no ensino-aprendizagem a partir do olhar de Vygotsky e Wallon. Assim, o estágio proporcionou a estudante conhecer mais da prática docente, das leituras científicas a partir de sua necessidade como profissional em formação, avançando na divulgação de suas ações para além dos muros da universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4267_TB7194_10062024213334.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOLINY KÉSSYA FREITAS DE ABREU" "autor_nome_curto" => "MOLINY ABREU" "autor_email" => "moliny.abreu@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113918 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7194 "inscrito_id" => 4267 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PESQUISAS ACADÊMICAS: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O estágio supervisionado proporciona aos estudantes de licenciatura o (re)conhecimento sobre o chão da escola, construindo a partir da práxis educativa, de leituras e pesquisas científicas, os saberes docentes. Diante disso, este relato de experiência aborda e discute sobre os estágios supervisionados realizados por uma estudante do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), em turmas de educação infantil e ensino fundamental I. A partir dos pilares da educação, aprender a ser, a fazer, a conviver e a conhecer, podemos pensar sobre a prática docente, especialmente no âmbito do profissional em formação, uma vez que o universitário busca construir a identidade docente a partir de sua história, especialmente das memórias sobre o universo escolar enquanto estudante da educação básica. O universitário do curso de Pedagogia visita espaços formativos bem distintos, tais como educação infantil e ensino fundamental, tendo nesses dois níveis de ensino, estudantes com comportamentos e necessidades educacionais bem peculiares a sua fase do desenvolvimento. É neste olhar para o desenvolvimento que a estagiária em questão tem desenvolvido leituras e escritas científicas, inclusive o seu trabalho de conclusão de curso. Foi através da sua construção como futura docente que se encontrou através da afetividade no ensino-aprendizagem a partir do olhar de Vygotsky e Wallon. Assim, o estágio proporcionou a estudante conhecer mais da prática docente, das leituras científicas a partir de sua necessidade como profissional em formação, avançando na divulgação de suas ações para além dos muros da universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4267_TB7194_10062024213334.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOLINY KÉSSYA FREITAS DE ABREU" "autor_nome_curto" => "MOLINY ABREU" "autor_email" => "moliny.abreu@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }