O estágio supervisionado proporciona aos estudantes de licenciatura o (re)conhecimento sobre o chão da escola, construindo a partir da práxis educativa, de leituras e pesquisas científicas, os saberes docentes. Diante disso, este relato de experiência aborda e discute sobre os estágios supervisionados realizados por uma estudante do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), em turmas de educação infantil e ensino fundamental I. A partir dos pilares da educação, aprender a ser, a fazer, a conviver e a conhecer, podemos pensar sobre a prática docente, especialmente no âmbito do profissional em formação, uma vez que o universitário busca construir a identidade docente a partir de sua história, especialmente das memórias sobre o universo escolar enquanto estudante da educação básica. O universitário do curso de Pedagogia visita espaços formativos bem distintos, tais como educação infantil e ensino fundamental, tendo nesses dois níveis de ensino, estudantes com comportamentos e necessidades educacionais bem peculiares a sua fase do desenvolvimento. É neste olhar para o desenvolvimento que a estagiária em questão tem desenvolvido leituras e escritas científicas, inclusive o seu trabalho de conclusão de curso. Foi através da sua construção como futura docente que se encontrou através da afetividade no ensino-aprendizagem a partir do olhar de Vygotsky e Wallon. Assim, o estágio proporcionou a estudante conhecer mais da prática docente, das leituras científicas a partir de sua necessidade como profissional em formação, avançando na divulgação de suas ações para além dos muros da universidade.