Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O FAZER, PERCEPÇÕES E APRENDIZAGENS DO DOCENTE ORIENTADOR DO PRP: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A investigação em pauta que aborda a temática da formação e desenvolvimento profissional de professores da educação básica, tendo como referência o Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como objetivo, relatar a percepção do Docente Orientador, sobre o seu fazer, percepções e aprendizagens obtidas quando do acompanhamento às atividades dos residentes no núcleo de residêcia pedagógica sob sua responsabilidade. Aceitando a experiência como ponto de partida para a aprendizagem, o estudo encontrou suporte metodológico no registro de experiências vivenciadas, mas especificamente no Relato de Experiência, uma vez que se acredita ser esse o método que melhor se adéqua às proposições e pretensões desta pesquisa, pois se trata da análise e caracterização de uma realidade e a atuação de um dos sujeitos nela inserido, no caso, o docente orientador do PRP do Centro Universitário Mauricio de Nassau que atuou na Escola Municipal Alba Frota, localizada no municipio de Fortaleza. Sua atuação neste Programa envolveu atividades de supervisão e orientação da prática em sala de aula, bem como momentos de planejamento, estudo e realização de seminários e encontros com os preceptores e licenciandos partícipes do programa. A partir do acompanhamento aos residentes em seu campo de atuação, ficou perceptível que estes reconheceram a necesidade de aprofundar a sua formação teórica, e, sobretudo, alia-lá a formação prática; houve uma maior valorização da experiência dos professores e de suas práticas educativas, reconhecendo-as como motivadoras para o seu futuro fazer docência. A experiência reafirmou nossa ciência, do papel que devemos assumir para fomentar nos acadêmicos do curso de pedagogia o desejo pela pesquisa, e incentivar a produção cientifica também como estratégia de aprendizagem e produção de conhecimento. Sem dúvida, nosso fazer enquanto docente orientador do PRP, contribuindo com nossa experiência docente, realizando a troca e a proposição de ideias, nos proporcionou reflexões que nos permitiram também repensar nosso fazer docente, e reafirmar nossa escolha acertada pela docência.

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