A Psicopedagogia é um campo interdisciplinar, a sua atuação em práticas reabilitadoras para idosos contempla a estimulação das funções cognitivas, reduzindo declínios cognitivos frequentes na terceira idade. Ademais, a deterioração cognitiva, como a perda de memória e outras funções cognitivas, é comum nessa fase da vida e pode impactar negativamente a qualidade de vida e a independência dos idosos, sendo essencial a integração das diversas abordagens psicopedagógicas, assim sendo, esta pesquisa visa fornecer uma estrutura abrangente e adaptável para apoiar a saúde cognitiva dos idosos, contribuindo significativamente para uma melhor qualidade de vida dessa população. Para isso, a presente pesquisa tem como objetivo geral realizar um levantamento na literatura das práticas interventivas de estimulação cognitiva empregadas por profissionais da Psicopedagogia no atendimento de idosos. Especificamente, a pesquisa teve como intuito: catalogar as diferentes abordagens de estimulação cognitiva utilizadas por esses profissionais; classificar essas práticas de acordo com seus objetivos, técnicas e contextos de aplicação; e analisar os resultados obtidos com essas práticas bem como, sua eficácia, os impactos na qualidade de vida dos idosos e aderência aos métodos de intervenção. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de nível descritivo, sendo uma revisão sistemática de artigos publicados nos últimos cinco anos, do tipo transversal, com ênfase na síntese de evidências e abordagem qualitativa. A partir do estudo aqui proposto, buscou-se traçar discussões, à luz da prática de estimulação cognitiva na psicopedagogia clínica para o atendimento de idosos, pretendendo-se com isso alcançar uma compreensão das abordagens utilizadas e como essas repercutem na qualidade de vida dessa população, bem como sua eficácia. Este estudo visa contribuir para o desenvolvimento de políticas de saúde pública e diretrizes clínicas que promovam o envelhecimento ativo e saudável, refletindo sobre o papel da psicopedagogia clínica nesse contexto.