O DUOLINGO COMO FERRAMENTA QUE AUXILIA O LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113623 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6780 "inscrito_id" => 17388 "titulo" => "O DUOLINGO COMO FERRAMENTA QUE AUXILIA O LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O Letramento é a habilidade de dominar a linguagem em todas as suas dimensões e utilizar os conhecimentos linguísticos no cotidiano, isto é, nas relações sociais, na comunicação e nas ações praticadas socialmente. A língua inglesa é utilizada como meio de comunicação em diversos países e, portanto, aprender o idioma pode proporcionar experiências únicas de imersão em outras culturas, como a leitura de livros em inglês, assistir filmes sem legendas ou viajar para países onde o idioma é falado. Este projeto objetiva apresentar as contribuições do aplicativo Duolingo no desenvolvimento de competências e habilidades voltadas ao letramento em Língua Inglesa. O duolingo trata-se de um software educacional disponível na web de modo gratuito e de fácil utilização com avaliações periódicas para a prática e aprendizagem de uma nova língua e/ou idioma. A partir desse contexto, esse trabalho objetiva apresentar uma estratégia de ensino na qual possa elevar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Inglesa através da utilização de ferramentas tecnológicas de modo mais lúdico e interativo. Como embasamento teórico temos as pesquisas de Lemos e Matos (2014), Precher (2010), Kleiman (2005), Rojo (2009) e Lederman e Potter (2019). Os resultados revelam um desenvolvimento na compreensão, na fala e na escrita dos estudantes que passaram a realizar, rotineiramente, as lições propostas pelo Duolingo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17388_TB6780_27102024164443.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISA FRANCISCA DA SILVA NETA" "autor_nome_curto" => "ELISA" "autor_email" => "elisaneta11@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113623 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6780 "inscrito_id" => 17388 "titulo" => "O DUOLINGO COMO FERRAMENTA QUE AUXILIA O LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O Letramento é a habilidade de dominar a linguagem em todas as suas dimensões e utilizar os conhecimentos linguísticos no cotidiano, isto é, nas relações sociais, na comunicação e nas ações praticadas socialmente. A língua inglesa é utilizada como meio de comunicação em diversos países e, portanto, aprender o idioma pode proporcionar experiências únicas de imersão em outras culturas, como a leitura de livros em inglês, assistir filmes sem legendas ou viajar para países onde o idioma é falado. Este projeto objetiva apresentar as contribuições do aplicativo Duolingo no desenvolvimento de competências e habilidades voltadas ao letramento em Língua Inglesa. O duolingo trata-se de um software educacional disponível na web de modo gratuito e de fácil utilização com avaliações periódicas para a prática e aprendizagem de uma nova língua e/ou idioma. A partir desse contexto, esse trabalho objetiva apresentar uma estratégia de ensino na qual possa elevar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Inglesa através da utilização de ferramentas tecnológicas de modo mais lúdico e interativo. Como embasamento teórico temos as pesquisas de Lemos e Matos (2014), Precher (2010), Kleiman (2005), Rojo (2009) e Lederman e Potter (2019). Os resultados revelam um desenvolvimento na compreensão, na fala e na escrita dos estudantes que passaram a realizar, rotineiramente, as lições propostas pelo Duolingo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17388_TB6780_27102024164443.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISA FRANCISCA DA SILVA NETA" "autor_nome_curto" => "ELISA" "autor_email" => "elisaneta11@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }