presente trabalho tem o objetivo de demonstrar e analisar o processo de aquisição da tríade (leitura, escrita e oralidade) por meio da interdisciplinaridade numa perspectiva decolonial. A investigação foi realizada no “Apoio de aprendizagem” do Movimento República de Emaús com crianças nos anos iniciais. Buscou-se desenvolver atividades pautadas na articulação de temáticas relacionadas ao bairro do Benguí. Desenvolvemos produções textuais valorizando a oralidade e a leitura dos seus próprios textos a partir de temáticas que lhes atravessam o cotidiano. O estudo tem como embasamento os estudiosos, como Kleiman (1995), Freire (1990), Soares (2004), Walsh (2014), entre outros. O estudo resulta de uma abordagem metodológica voltada para a pesquisa-ação, que contempla em diferentes etapas: 1- planejamento das atividades; 2- elaboração das atividades; 3 - rodas de conversas; 4- aplicação das atividades; 5 - produção escrita; 6 - socialização. No entanto, os resultados mostraram que os alunos diante das suas particularidades de níveis de conceitualização de escrita, experiências com uma diversidade textual ainda na fase de alfabetizações e letramentos, posto que o nosso programa tiveram avanços significativos, mostrando maior desenvoltura, concentração e intencionalidade como avanços na leitura, escrita e oralidade, visto que a socialização sobre o bairro são importantes para esses resultados.