A pesquisa buscou analisar o ensino da Matemática no 3º ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), o estudo é relevante para compreender como pode-se melhorar o aprendizado dos alunos nessa etapa crucial. O estudo surgiu diante da discussão e questionamento sobre a ausência do interesse e prazer dos alunos na matemática, considerando a dificuldade que é visto e ouvido pelos docentes e estudos. O papel do professor no ensino da matemática é essencial, ele deve mediar o conhecimento matemático e o aluno, estar ciente de seu papel social e adotar uma prática pedagógica diferenciada, tornando a aprendizagem harmoniosa entre conteúdo, professor e aluno. Desse modo, observou-se que a didática exercida pelo professor impacta diretamente na aprendizagem do aluno. Faz-se necessário então, que o docente busque estratégias pedagógicas que prendam a atenção da criança e estimulem em seu desenvolvimento pedagógico. Identificar as razões por trás da falta de interesse é importante para desenvolver estratégias que tornem o ensino mais atrativo e significativo. A pesquisa tem como base o método bibliográfico, tendo como referencial teórico FREIRE (1967) , BNCC (2017) e DCTMA (2019). Além disso, optou-se por uma pesquisa qualitativa-descritiva realizada na Escola Municipal Tocantins localizada na cidade de Imperatriz-Ma.