Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR: ENSINO TÉCNICO-PEDAGÓGICO DAS CIÊNCIAS PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS-TO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os estudantes do ensino fundamental demonstram dificuldades quando estudam ciências com a aplicabilidade dos Parâmetros Curriculares Nacionais, muitas vezes pela limitação nas metodologias de ensino, demandando de formações complementares para o ensino técnico-pedagógico para docentes do ensino fundamental. Portanto, o objetivo deste artigo é oportunizar a socialização de metodologias ativas no ensino das ciências naturais entre os docentes do Ensino Fundamental – Anos Finais do município de Augustinópolis-TO. Este artigo é fruto de um projeto contemplado com uma bolsa do o Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIEX) da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) em 2022, realizou-se a formação de professores do ensino fundamental de escolas privadas, públicas e rurais quanto ao uso das metodologias ativas no ensino das ciências, seguida por análise da ação e avaliação por parte da equipe diretiva, que incluiu visitas a laboratórios e aplicação de formulários de avaliação aos professores participantes. O projeto adotou a abordagem pedagógica Freiriana para promover uma participação ativa dos indivíduos no ensino-aprendizagem, focando na formação de sujeitos capazes de aplicar sabiamente os processos científicos. O projeto refletiu sobre as dificuldades enfrentadas pelos docentes em diversas realidades escolares, propondo ações para aprimorar as práticas pedagógicas das Ciências Naturais. Os alunos tiveram experiências significativas com materiais concretos, despertando interesse pela ciência e promovendo o exercício da cidadania. O projeto foi organizado com base no Documento Curricular do Tocantins, culminando em um relatório que destaca a contribuição do projeto para o público-alvo. As metodologias ativas, como gamificação e sala de aula invertida, foram reconhecidas como eficazes, apesar dos desafios de acesso à tecnologia. Os participantes enfatizaram a importância do projeto para melhorar a prática docente e ampliar o conhecimento sobre diferentes metodologias, garantindo maior qualidade e dinamismo ao ensino.

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