Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de matemática na perspectiva decolonial exige dos docentes uma postura crítica da visão tradicional da matemática, um olhar para as pedagogias emergentes e conhecimento de práticas pedagógicas que potencializem abordagens decoloniais nos espaços escolares. É desafiador conhecer e assumir novos paradigmas diante de uma formação de professores de matemática eurocêntrica e muitas vezes alienada numa lógica cartesiana. O desconhecimento sobre a temática e a ausência de formação continuada pode dificultar que docentes criem e insiram abordagens decoloniais compatíveis com seus contextos escolares e conectadas aos conteúdos dos planejamentos pedagógicos. Este artigo tem como objetivo identificar trabalhos direcionados para o ensino de matemática na perspectiva decolonial na educação básica e de que maneira estão sendo propostas suas aplicações. Como método utilizou-se a revisão sistemática de acordo com o protocolo PRISMA. Para selecionar o material pesquisado foram definidas como estratégias de busca as palavras-chave: ensino; matemática; decolonial; educação básica, nos idiomas: português; espanhol; inglês, um recorte temporal de 2014 a 2024 e as base de dados: CAPES, SciELO e BDTD. Além disso, foram estabelecidos como critérios de inclusão: trabalhos envolvendo ensino de matemática utilizando a perspectiva decolonial disponibilizados na íntegra e com acesso gratuito, e como critério de exclusão: trabalhos bibliográficos, revisões sistemáticas, duplicados, fora da área de matemática ou que não contemplam a educação básica. Foram identificados apenas 6 trabalhos e os resultados apontam práticas pedagógicas com capoeira e arquitetura à luz da Etnomatemática, manifestações de resistência por meio de redações, desenhos e situações contextualizadas por dados sociais dos estudantes, formações continuadas para uma educação antirracista e propostas didáticas utilizando a Astronomia Dogon. Diante da escassez de trabalhos, revela-se com esta revisão um campo de estudos em crescimento com possibilidades para desenvolvimento de pesquisas inovadoras que potencializem a difusão dessa temática.

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