As marcas da implementação da nova Base Nacional comum curricular (BNCC) já começam a ser sentidas nas práticas educacionais de alguns sistemas no Brasil. Dessa constatação surgiu questionamentos para construção desse estudo e consequentemente a busca por entender, a partir da experiencia com um componente eletivo na E.E.M.T.I. Josefa Alves Bezerra como a rede estadual se aproxima da BNCC e ainda compreender o funcionamento dos componentes diversificados na instituição com uma amostra das práticas educativas desenvolvidas. O foco será a eletiva denominada Educação, saúde e bem-estar desenvolvida em 2021 no período da pandemia com as aulas remotas. O trabalho objetiva pensar as experiências e práticas educativas de pesquisa e construção do conhecimento na eletiva educação saúde e bem-estar e como resultado dessas práticas entender a percepção de uma amostra da comunidade escolar sobre as questões de educação e saúde. Na qualificação do método da pesquisa é presente a intersecção entre o quantitativo e o qualitativo com uso da pesquisa documental e de campo. Os dados foram levantados a partir da aplicação de um questionário online. No processo de elaboração do estudo e na construção da intervenção buscou-se potencializar o uso das metodologias ativas colocando os alunos como protagonistas. Durante as aulas foram usados elementos de gameficação (Kahoot e Wordwall), debates e mídias (documentários e podcast). A pesquisa trouxe dados bem interessantes e que validaram as conversas em aulas sobre como as questões e condicionantes sociais como renda, acesso à cultura, lazer, moradia e alimentação podem influenciar a saúde e a qualidade de vida das pessoas e possibilitou entender como a nova política de educação básica está sendo aplicada na rede de ensino. Ainda como resultado dos dados aferidos e potencializando o caráter de abordagem híbrida os alunos produziram um podcast informativo que foi divulgado junto à comunidade escolar.