Este estudo reflete o ensino de literatura como uma estratégia para promover relações étnico-raciais positivas no espaço escolar a partir dos poemas de Solano Trindade, no tocante do pertencimento racial, da construção da identidade negra e os aspectos culturais e sociais afrodescendentes em sua obra tão pertinentes para tratar de um aspecto de pouca relevância para o papel do negro no contexto literário. Fundamentado nos princípios da Pedagogia Crítica e na Teoria Crítica da Raça, o referencial teórico-metodológico adotado enfatiza a importância da representatividade étnico-racial na aula de literatura no contexto escolar. A pesquisa, conduzida por autores como: Bahktin (2003), Hall (2006), Foucault (1996), Compagnon (2006), Silvio Almeida (2018) e Paulo Freire (1982), foi realizada, utilizando uma abordagem qualitativa e participativa nas aulas de literatura com adolescentes da 1ª série do ensino médio da Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA no município São Vicente Férrer e relata como foi o recital feito pelos alunos realizado no dia 20 de novembro de 2020, no dia da Consciência Negra. Os resultados destacam o ensino de literatura no currículo escolar por meio da poesia contextualizada, um ensino mais dinâmico, inclusivo e incentivador que oportuniza a autoestima, a identidade cultural, o pertencimento racial dos estudantes. Este trabalho teve como etapas: o levantamento bibliográfico, a observação, a coleta de dados e a execução do recital. Ademais, os métodos utilizados nesta pesquisa foram embasados nos estudos de Marli André e Menga Ludke (1986).