O artigo objetiva uma análise dos Produtos Educacionais (PE) produzidos por meio das pesquisas no âmbito no curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) especificamente voltados para o ensino de matemática. O produto educacional é uma característica dos mestrados profissionais no Brasil e devem ter como premissa a problematização das práticas educativas com vistas a atender às necessidades formativas dos sujeitos de aprendizagem. O estudo assume a abordagem qualitativa por meio da pesquisa documental, tendo os produtos educacionais como documentos legitimados perante uma banca avaliadora constituída por pesquisadores da área de conhecimento. O mapeamento dos produtos educacionais foi obtido pela consulta ao Observatório do ProfEPT, considerando o período de 2019 a 2023 enquanto recorte temporal. Desse modo, o corpus de análise foi composto por 27 produtos educacionais, especificamente da área de Matemática. A análise foi embasada nos três eixos norteadores (eixo conceitual, eixo pedagógico e eixo comunicacional) definidos por Gabriel Kaplún (2003) e Priscila de Souza Chisté Leite (2018) procurando visibilizar a incorporação desses eixos na materialidade dos produtos educacionais. Constatou-se que os produtos educacionais possuem identidade visual e estética definidas propiciando interatividade com o público-alvo ao qual se destinam; apresentam estrutura textual que explicitam os elementos conceituais; e há garantia de acessibilidade ao material, embora haja ausência, em alguns produtos, de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. A análise dos produtos educacionais é um movimento relevante para a construção de novos produtos como também para o aprimoramento dos materiais produzidos nas pesquisas com intuito de contribuir com os processos de ensino e aprendizagem e, por conseguinte, com a formação de sujeitos históricos.