TRANSFORMAR: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SESC
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113626 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6784 "inscrito_id" => 17463 "titulo" => "TRANSFORMAR: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SESC" "resumo" => "Este relato descreve a implementação do projeto "Transformar", uma iniciativa conjunta entre a Gerência de Recursos Humanos, Gerência de Educação do Departamento Nacional do Sesc e o Polo Educacional Sesc, voltada para a preparação de funcionários visando à certificação dos anos finais do Ensino Fundamental pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Inicialmente, as aulas de Matemática foram estruturadas com o objetivo de preparar o grupo para a prova de certificação. No entanto, uma anamnese inicial revelou que a maioria dos participantes não possuía habilidades e competências compatíveis com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi ainda observado que um pequeno grupo, apesar de ter a certificação dos anos iniciais, não possuía habilidades de leitura e nem de escrita. Diante dessa realidade, a estratégia pedagógica foi revista para melhor atender às necessidades educacionais dos alunos. O ponto central do projeto passou a ser a valorização dos saberes prévios dos participantes em suas áreas de atuação. Esse conhecimento foi utilizado como base para a construção do conteúdo das aulas de Matemática, tornando o aprendizado mais relevante e contextualizado para os alunos. A abordagem incluiu atividades práticas relacionadas ao cotidiano dos funcionários, promovendo um ambiente de aprendizado significativo e estimulante. Por exemplo, noções de geometria e medidas foram aplicadas em situações reais encontradas no ambiente de trabalho, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos importantes. O projeto "Transformar" reafirmou a importância de uma educação personalizada e baseada nos conhecimentos prévios dos alunos para uma educação de qualidade e inclusiva. A experiência mostrou que a integração entre as áreas de recursos humanos e educação pode resultar em programas educacionais eficazes e transformadores, capacitando os funcionários não apenas para a certificação do ENCCEJA, mas também para um desempenho mais confiante e competente em suas funções profissionais, além de contribuir para suas formações cidadãs." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID17463_TB6784_24062024151737.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ULICIO PINTO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "ULICIO JUNIOR" "autor_email" => "uliciojr@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113626 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6784 "inscrito_id" => 17463 "titulo" => "TRANSFORMAR: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SESC" "resumo" => "Este relato descreve a implementação do projeto "Transformar", uma iniciativa conjunta entre a Gerência de Recursos Humanos, Gerência de Educação do Departamento Nacional do Sesc e o Polo Educacional Sesc, voltada para a preparação de funcionários visando à certificação dos anos finais do Ensino Fundamental pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Inicialmente, as aulas de Matemática foram estruturadas com o objetivo de preparar o grupo para a prova de certificação. No entanto, uma anamnese inicial revelou que a maioria dos participantes não possuía habilidades e competências compatíveis com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi ainda observado que um pequeno grupo, apesar de ter a certificação dos anos iniciais, não possuía habilidades de leitura e nem de escrita. Diante dessa realidade, a estratégia pedagógica foi revista para melhor atender às necessidades educacionais dos alunos. O ponto central do projeto passou a ser a valorização dos saberes prévios dos participantes em suas áreas de atuação. Esse conhecimento foi utilizado como base para a construção do conteúdo das aulas de Matemática, tornando o aprendizado mais relevante e contextualizado para os alunos. A abordagem incluiu atividades práticas relacionadas ao cotidiano dos funcionários, promovendo um ambiente de aprendizado significativo e estimulante. Por exemplo, noções de geometria e medidas foram aplicadas em situações reais encontradas no ambiente de trabalho, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos importantes. O projeto "Transformar" reafirmou a importância de uma educação personalizada e baseada nos conhecimentos prévios dos alunos para uma educação de qualidade e inclusiva. A experiência mostrou que a integração entre as áreas de recursos humanos e educação pode resultar em programas educacionais eficazes e transformadores, capacitando os funcionários não apenas para a certificação do ENCCEJA, mas também para um desempenho mais confiante e competente em suas funções profissionais, além de contribuir para suas formações cidadãs." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID17463_TB6784_24062024151737.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ULICIO PINTO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "ULICIO JUNIOR" "autor_email" => "uliciojr@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }