Este relato descreve a implementação do projeto "Transformar", uma iniciativa conjunta entre a Gerência de Recursos Humanos, Gerência de Educação do Departamento Nacional do Sesc e o Polo Educacional Sesc, voltada para a preparação de funcionários visando à certificação dos anos finais do Ensino Fundamental pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Inicialmente, as aulas de Matemática foram estruturadas com o objetivo de preparar o grupo para a prova de certificação. No entanto, uma anamnese inicial revelou que a maioria dos participantes não possuía habilidades e competências compatíveis com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi ainda observado que um pequeno grupo, apesar de ter a certificação dos anos iniciais, não possuía habilidades de leitura e nem de escrita. Diante dessa realidade, a estratégia pedagógica foi revista para melhor atender às necessidades educacionais dos alunos. O ponto central do projeto passou a ser a valorização dos saberes prévios dos participantes em suas áreas de atuação. Esse conhecimento foi utilizado como base para a construção do conteúdo das aulas de Matemática, tornando o aprendizado mais relevante e contextualizado para os alunos. A abordagem incluiu atividades práticas relacionadas ao cotidiano dos funcionários, promovendo um ambiente de aprendizado significativo e estimulante. Por exemplo, noções de geometria e medidas foram aplicadas em situações reais encontradas no ambiente de trabalho, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos importantes. O projeto "Transformar" reafirmou a importância de uma educação personalizada e baseada nos conhecimentos prévios dos alunos para uma educação de qualidade e inclusiva. A experiência mostrou que a integração entre as áreas de recursos humanos e educação pode resultar em programas educacionais eficazes e transformadores, capacitando os funcionários não apenas para a certificação do ENCCEJA, mas também para um desempenho mais confiante e competente em suas funções profissionais, além de contribuir para suas formações cidadãs.