Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSFORMAR: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SESC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113626
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6784
    "inscrito_id" => 17463
    "titulo" => "TRANSFORMAR: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SESC"
    "resumo" => "Este relato descreve a implementação do projeto "Transformar", uma iniciativa conjunta entre a Gerência de Recursos Humanos, Gerência de Educação do Departamento Nacional do Sesc e o Polo Educacional Sesc, voltada para a preparação de funcionários visando à certificação dos anos finais do Ensino Fundamental pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Inicialmente, as aulas de Matemática foram estruturadas com o objetivo de preparar o grupo para a prova de certificação. No entanto, uma anamnese inicial revelou que a maioria dos participantes não possuía habilidades e competências compatíveis com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi ainda observado que um pequeno grupo, apesar de ter a certificação dos anos iniciais, não possuía habilidades de leitura e nem de escrita. Diante dessa realidade, a estratégia pedagógica foi revista para melhor atender às necessidades educacionais dos alunos. O ponto central do projeto passou a ser a valorização dos saberes prévios dos participantes em suas áreas de atuação. Esse conhecimento foi utilizado como base para a construção do conteúdo das aulas de Matemática, tornando o aprendizado mais relevante e contextualizado para os alunos. A abordagem incluiu atividades práticas relacionadas ao cotidiano dos funcionários, promovendo um ambiente de aprendizado significativo e estimulante. Por exemplo, noções de geometria e medidas foram aplicadas em situações reais encontradas no ambiente de trabalho, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos importantes. O projeto "Transformar" reafirmou a importância de uma educação personalizada e baseada nos conhecimentos prévios dos alunos para uma educação de qualidade e inclusiva. A experiência mostrou que a integração entre as áreas de recursos humanos e educação pode resultar em programas educacionais eficazes e transformadores, capacitando os funcionários não apenas para a certificação do ENCCEJA, mas também para um desempenho mais confiante e competente em suas funções profissionais, além de contribuir para suas formações cidadãs."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID17463_TB6784_24062024151737.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ULICIO PINTO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ULICIO JUNIOR"
    "autor_email" => "uliciojr@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113626
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6784
    "inscrito_id" => 17463
    "titulo" => "TRANSFORMAR: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SESC"
    "resumo" => "Este relato descreve a implementação do projeto "Transformar", uma iniciativa conjunta entre a Gerência de Recursos Humanos, Gerência de Educação do Departamento Nacional do Sesc e o Polo Educacional Sesc, voltada para a preparação de funcionários visando à certificação dos anos finais do Ensino Fundamental pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Inicialmente, as aulas de Matemática foram estruturadas com o objetivo de preparar o grupo para a prova de certificação. No entanto, uma anamnese inicial revelou que a maioria dos participantes não possuía habilidades e competências compatíveis com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi ainda observado que um pequeno grupo, apesar de ter a certificação dos anos iniciais, não possuía habilidades de leitura e nem de escrita. Diante dessa realidade, a estratégia pedagógica foi revista para melhor atender às necessidades educacionais dos alunos. O ponto central do projeto passou a ser a valorização dos saberes prévios dos participantes em suas áreas de atuação. Esse conhecimento foi utilizado como base para a construção do conteúdo das aulas de Matemática, tornando o aprendizado mais relevante e contextualizado para os alunos. A abordagem incluiu atividades práticas relacionadas ao cotidiano dos funcionários, promovendo um ambiente de aprendizado significativo e estimulante. Por exemplo, noções de geometria e medidas foram aplicadas em situações reais encontradas no ambiente de trabalho, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos importantes. O projeto "Transformar" reafirmou a importância de uma educação personalizada e baseada nos conhecimentos prévios dos alunos para uma educação de qualidade e inclusiva. A experiência mostrou que a integração entre as áreas de recursos humanos e educação pode resultar em programas educacionais eficazes e transformadores, capacitando os funcionários não apenas para a certificação do ENCCEJA, mas também para um desempenho mais confiante e competente em suas funções profissionais, além de contribuir para suas formações cidadãs."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID17463_TB6784_24062024151737.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ULICIO PINTO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ULICIO JUNIOR"
    "autor_email" => "uliciojr@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este relato descreve a implementação do projeto "Transformar", uma iniciativa conjunta entre a Gerência de Recursos Humanos, Gerência de Educação do Departamento Nacional do Sesc e o Polo Educacional Sesc, voltada para a preparação de funcionários visando à certificação dos anos finais do Ensino Fundamental pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Inicialmente, as aulas de Matemática foram estruturadas com o objetivo de preparar o grupo para a prova de certificação. No entanto, uma anamnese inicial revelou que a maioria dos participantes não possuía habilidades e competências compatíveis com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi ainda observado que um pequeno grupo, apesar de ter a certificação dos anos iniciais, não possuía habilidades de leitura e nem de escrita. Diante dessa realidade, a estratégia pedagógica foi revista para melhor atender às necessidades educacionais dos alunos. O ponto central do projeto passou a ser a valorização dos saberes prévios dos participantes em suas áreas de atuação. Esse conhecimento foi utilizado como base para a construção do conteúdo das aulas de Matemática, tornando o aprendizado mais relevante e contextualizado para os alunos. A abordagem incluiu atividades práticas relacionadas ao cotidiano dos funcionários, promovendo um ambiente de aprendizado significativo e estimulante. Por exemplo, noções de geometria e medidas foram aplicadas em situações reais encontradas no ambiente de trabalho, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos importantes. O projeto "Transformar" reafirmou a importância de uma educação personalizada e baseada nos conhecimentos prévios dos alunos para uma educação de qualidade e inclusiva. A experiência mostrou que a integração entre as áreas de recursos humanos e educação pode resultar em programas educacionais eficazes e transformadores, capacitando os funcionários não apenas para a certificação do ENCCEJA, mas também para um desempenho mais confiante e competente em suas funções profissionais, além de contribuir para suas formações cidadãs.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.