A REALIDADE DISTÓPICA DO INTERESSE DOS ALUNOS FRENTE AO DILEMA DO ENSINO DE BIOLOGIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112027 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4493 "inscrito_id" => 11923 "titulo" => "A REALIDADE DISTÓPICA DO INTERESSE DOS ALUNOS FRENTE AO DILEMA DO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O presente trabalho aborda sobre o ensino de biologia no ensino médio, buscando problematizar a realidade distópica do interesse escolar dos alunos e alunas na disciplina de biologia nas turmas de 2ª e 3ª série, a partir das vivencias de dois bolsistas ( Vitor Carvalho Rodrigues da Silva e Vinicius Carvalho Rodrigues da Silva) residentes do programa PRP (Programa de Residência Pedagógica) no município de Floriano-PI. Esta pesquisa tem como objetivo de relatar e analisar a percepção do desinteresse dos estudantes nas aulas de biologia. Para o aporte teórico, partimos do pensamento de Tânia (1999), que diz que uma das problemáticas iniciais, achadas no espaço escolar pelo docente é que os estudantes, não querem mais se interessarem a aprender o assunto, que é ensinado. De acordo com Bazilio (2009) examina o desinteresse como um elemento ligado com o padrão de administração escolar. A metodologia utilizada parte de uma pesquisa qualitativa e de campo. Utilizamos para a coletas de dados a técnica das observações realidades em sala de aula durante a participação no PRP. Como resultado, observamos que o uso do celular em sala de aula é um fator que contribui para o desinteresse dos educandos, bem como atrapalha na atenção no processo do ensino aprendizagem. Outro fator é a falta da presença da família e/ou responsáveis nas reuniões pedagógicas e no dia a dia escolar. Apontamos que a falta de curiosidade, estímulos e a falta de disciplina, interferem no processo de desvendar novos saberes e também de descobrir as dúvidas existentes no meio educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11923_TB4493_27102024224127.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR CARVALHO RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VITOR" "autor_email" => "vitorcarvalhobio@ufpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112027 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4493 "inscrito_id" => 11923 "titulo" => "A REALIDADE DISTÓPICA DO INTERESSE DOS ALUNOS FRENTE AO DILEMA DO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O presente trabalho aborda sobre o ensino de biologia no ensino médio, buscando problematizar a realidade distópica do interesse escolar dos alunos e alunas na disciplina de biologia nas turmas de 2ª e 3ª série, a partir das vivencias de dois bolsistas ( Vitor Carvalho Rodrigues da Silva e Vinicius Carvalho Rodrigues da Silva) residentes do programa PRP (Programa de Residência Pedagógica) no município de Floriano-PI. Esta pesquisa tem como objetivo de relatar e analisar a percepção do desinteresse dos estudantes nas aulas de biologia. Para o aporte teórico, partimos do pensamento de Tânia (1999), que diz que uma das problemáticas iniciais, achadas no espaço escolar pelo docente é que os estudantes, não querem mais se interessarem a aprender o assunto, que é ensinado. De acordo com Bazilio (2009) examina o desinteresse como um elemento ligado com o padrão de administração escolar. A metodologia utilizada parte de uma pesquisa qualitativa e de campo. Utilizamos para a coletas de dados a técnica das observações realidades em sala de aula durante a participação no PRP. Como resultado, observamos que o uso do celular em sala de aula é um fator que contribui para o desinteresse dos educandos, bem como atrapalha na atenção no processo do ensino aprendizagem. Outro fator é a falta da presença da família e/ou responsáveis nas reuniões pedagógicas e no dia a dia escolar. Apontamos que a falta de curiosidade, estímulos e a falta de disciplina, interferem no processo de desvendar novos saberes e também de descobrir as dúvidas existentes no meio educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11923_TB4493_27102024224127.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR CARVALHO RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VITOR" "autor_email" => "vitorcarvalhobio@ufpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }