No contexto das escolas do campo, a alfabetização científica enfrenta desafios como acesso limitado a recursos, infraestrutura escolar bem como formação inadequada de professores para atuarem nas escolas do campo. Neste sentido, é fundamental promover um debate sobre como superar os obstáculos enfrentados pelas escolas do campo no que diz respeito à alfabetização científica, visando garantir que os alunos tenham acesso a educação científica de qualidade, que sejam capazes não apenas de terem o domínio dos conteúdos, mas também uma compreensão crítica e reflexiva sobre o papel da ciência em suas vidas e comunidades. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo, identificar e discutir os desafios que cercam a alfabetização científica nas escolas do campo, bem como as implicações que impossibilitam o desenvolvimento eficiente desse processo. A pesquisa foi realizada conforme abordagem qualitativa, do tipo exploratória por meio de levantamento bibliográfico a partir do problema investigado, acerca da temática desafios da alfabetização científica nas escolas do campo. Quanto ao levantamento dos dados, esse se deu a partir da revisão sistemática de literatura bibliográfica, o qual corresponde ao esclarecimento de perguntas de uma determinada pesquisa, ampliando a criticidade a partir dos resultados, permitindo identificar lacunas. Por fim, possíveis soluções para os desafios da alfabetização científica nas escolas do campo incluem a valorização do conhecimento local e ações sustentáveis, a integração de atividades práticas e experimentais no ensino, o uso de tecnologias adaptadas à realidade local, e a promoção de parcerias com instituições e projetos que possam oferecer suporte pedagógico e recursos para as escolas do campo, além de investir na formação continuada de professores.