A presente pesquisa se configura como um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, embasado nas obras de acadêmicos de renome, a exemplo de KOHAN (2004), GONTIJO (2017), KRONBAUER (2008), CERLETTI (2008), GALLO (2012) e outros expoentes. Este arcabouço teórico metodológico orienta a análise sobre o papel central do ensino de Filosofia no panorama educacional, enfatizando sua contribuição substancial para a promoção da compreensão crítica do mundo e o fomento de habilidades reflexivas nos discentes. O cerne desta pesquisa reside na investigação da interseção entre as políticas educacionais e a formação de professores de Filosofia, com uma atenção específica voltada ao âmbito do ensino médio. A abordagem crítica destes elementos visa esclarecer os desafios, identificar oportunidades e sinalizar possíveis lacunas nessa interface. Nesse contexto, o propósito da pesquisa é contribuir para o aprimoramento das práticas educativas, propiciando uma abordagem mais eficaz e alinhada com os objetivos da educação filosófica no contexto do ensino médio. Ao longo deste estudo, delinearemos uma análise aprofundada da interface entre políticas educacionais e formação de professores de Filosofia, contextualizando as particularidades do ensino médio. A pesquisa se propõe a identificar vias para fortalecer e otimizar esta significativa dimensão do sistema educacional, levando em consideração as contribuições teóricas dos autores anteriormente mencionados. Antecipamos que os resultados almejados proporcionarão insights valiosos para a compreensão de como as políticas educacionais podem ser mais eficientemente implementadas e de que maneira a formação de professores pode ser aprimorada, visando atender de modo mais efetivo aos objetivos da educação filosófica no ensino médio.