Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTERFACE ENTRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109096
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 339
    "inscrito_id" => 6080
    "titulo" => "A INTERFACE ENTRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "A presente pesquisa se configura como um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, embasado nas obras de acadêmicos de renome, a exemplo de KOHAN (2004), GONTIJO (2017), KRONBAUER (2008), CERLETTI (2008), GALLO (2012) e outros expoentes. Este arcabouço teórico metodológico orienta a análise sobre o papel central do ensino de Filosofia no panorama educacional, enfatizando sua contribuição substancial para a promoção da compreensão crítica do mundo e o fomento de habilidades reflexivas nos discentes. O cerne desta pesquisa reside na investigação da interseção entre as políticas educacionais e a formação de professores de Filosofia, com uma atenção específica voltada ao âmbito do ensino médio. A abordagem crítica destes elementos visa esclarecer os desafios, identificar oportunidades e sinalizar possíveis lacunas nessa interface. Nesse contexto, o propósito da pesquisa é contribuir para o aprimoramento das práticas educativas, propiciando uma abordagem mais eficaz e alinhada com os objetivos da educação filosófica no contexto do ensino médio. Ao longo deste estudo, delinearemos uma análise aprofundada da interface entre políticas educacionais e formação de professores de Filosofia, contextualizando as particularidades do ensino médio. A pesquisa se propõe a identificar vias para fortalecer e otimizar esta significativa dimensão do sistema educacional, levando em consideração as contribuições teóricas dos autores anteriormente mencionados. Antecipamos que os resultados almejados proporcionarão insights valiosos para a compreensão de como as políticas educacionais podem ser mais eficientemente implementadas e de que maneira a formação de professores pode ser aprimorada, visando atender de modo mais efetivo aos objetivos da educação filosófica no ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6080_TB339_12102024130558.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEISON LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLEISON LIMA"
    "autor_email" => "gleisonlimalima@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109096
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 339
    "inscrito_id" => 6080
    "titulo" => "A INTERFACE ENTRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "A presente pesquisa se configura como um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, embasado nas obras de acadêmicos de renome, a exemplo de KOHAN (2004), GONTIJO (2017), KRONBAUER (2008), CERLETTI (2008), GALLO (2012) e outros expoentes. Este arcabouço teórico metodológico orienta a análise sobre o papel central do ensino de Filosofia no panorama educacional, enfatizando sua contribuição substancial para a promoção da compreensão crítica do mundo e o fomento de habilidades reflexivas nos discentes. O cerne desta pesquisa reside na investigação da interseção entre as políticas educacionais e a formação de professores de Filosofia, com uma atenção específica voltada ao âmbito do ensino médio. A abordagem crítica destes elementos visa esclarecer os desafios, identificar oportunidades e sinalizar possíveis lacunas nessa interface. Nesse contexto, o propósito da pesquisa é contribuir para o aprimoramento das práticas educativas, propiciando uma abordagem mais eficaz e alinhada com os objetivos da educação filosófica no contexto do ensino médio. Ao longo deste estudo, delinearemos uma análise aprofundada da interface entre políticas educacionais e formação de professores de Filosofia, contextualizando as particularidades do ensino médio. A pesquisa se propõe a identificar vias para fortalecer e otimizar esta significativa dimensão do sistema educacional, levando em consideração as contribuições teóricas dos autores anteriormente mencionados. Antecipamos que os resultados almejados proporcionarão insights valiosos para a compreensão de como as políticas educacionais podem ser mais eficientemente implementadas e de que maneira a formação de professores pode ser aprimorada, visando atender de modo mais efetivo aos objetivos da educação filosófica no ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6080_TB339_12102024130558.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEISON LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLEISON LIMA"
    "autor_email" => "gleisonlimalima@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A presente pesquisa se configura como um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, embasado nas obras de acadêmicos de renome, a exemplo de KOHAN (2004), GONTIJO (2017), KRONBAUER (2008), CERLETTI (2008), GALLO (2012) e outros expoentes. Este arcabouço teórico metodológico orienta a análise sobre o papel central do ensino de Filosofia no panorama educacional, enfatizando sua contribuição substancial para a promoção da compreensão crítica do mundo e o fomento de habilidades reflexivas nos discentes. O cerne desta pesquisa reside na investigação da interseção entre as políticas educacionais e a formação de professores de Filosofia, com uma atenção específica voltada ao âmbito do ensino médio. A abordagem crítica destes elementos visa esclarecer os desafios, identificar oportunidades e sinalizar possíveis lacunas nessa interface. Nesse contexto, o propósito da pesquisa é contribuir para o aprimoramento das práticas educativas, propiciando uma abordagem mais eficaz e alinhada com os objetivos da educação filosófica no contexto do ensino médio. Ao longo deste estudo, delinearemos uma análise aprofundada da interface entre políticas educacionais e formação de professores de Filosofia, contextualizando as particularidades do ensino médio. A pesquisa se propõe a identificar vias para fortalecer e otimizar esta significativa dimensão do sistema educacional, levando em consideração as contribuições teóricas dos autores anteriormente mencionados. Antecipamos que os resultados almejados proporcionarão insights valiosos para a compreensão de como as políticas educacionais podem ser mais eficientemente implementadas e de que maneira a formação de professores pode ser aprimorada, visando atender de modo mais efetivo aos objetivos da educação filosófica no ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.