Este estudo teve como objetivo compreender como a pesquisa em história/trajetória intelectual de mulheres tem se desenvolvido no Brasil. Assim, concentrando-se na área da Educação, este trabalho realizou o mapeamento e análise das produções acadêmicas que se dedicaram ao estudo deste tema. Para tanto, foram adotados como referenciais metodológicos os pressupostos das pesquisas sobre Estado da Arte associados às técnicas da Análise de Conteúdo. O acesso às publicações ocorreu por meio da busca pelos termos “história intelectual”, “trajetória intelectual” e “mulher” nas bases de dados Google Scholar, Portal de Periódicos CAPES/MEC, Redalyc e Scielo. Aplicados os critérios de inclusão, doze artigos foram selecionados para a análise, que possibilitou a identificação de padrões, como a concentração de estudos no Paraná e a predominância de pesquisas sobre mulheres atuantes nas primeiras décadas do século XX. Esses resultados indicam como fundamentais a ampliação da abrangência geográfica e temporal das investigações, de modo a contemplar as múltiplas manifestações do protagonismo feminino na educação brasileira. No que diz respeito às lacunas, alguns trabalhos não abordaram de maneira explícita a sua perspectiva teórica, apontando para a importância de maior clareza na condução dos estudos. Além disso, ainda que as pesquisas tenham utilizado referencial teórico aproximado, a diversidade de categorias analíticas sugere uma falta de consenso sobre os aspectos mais relevantes na análise das histórias/trajetórias intelectuais – evidenciando a necessidade de se estabelecer critérios mais uniformes e consistentes para fortalecer esta temática de pesquisa na área da História da Educação.