Mediar os conteúdos da disciplina de Geografia sempre foi desafiante, em face ao contexto com alunos cada vez mais desmotivados e indiferentes a aprendizagem dos conteúdos. Dessa forma, tem competido ao professor o papel de buscar alternativas que estimule a curiosidade discente para o que está sendo debatido em sala de aula. Uma interessante alternativa seria o uso de geotecnologias, uma vez que, como sabemos, a nova geração de alunos faz um massivo uso de tecnologias no seu dia a dia. Assim, tentar unir tecnologias e ensino de Geografia tem sido uma excelente possibilidade. Nesse sentido, esta pesquisa visa apresentar uma proposta metodológica ao se aportar do uso do Google Earth como ferramenta educacional. Em particular, destacamos o uso dessa geotecnologia para os conteúdos da Geografia que possuam fins de análise socioambientais. Para essa atividade, poderia utilizado a ferramenta timelapse, que consiste em apresentar diferentes imagens sobre um determinado espaço, a depender do ano em que se adere. Por exemplo, se o professor deseja fazer um comparativo de desmatamento de um local, pode fazer uso de imagens antigas e atuais desse mesmo espaço. Outra opção seria o uso dos recursos street view e Studio, que propiciaria a realização de um trabalho de campo de forma remota. Essa atividade consistiria basicamente no fato do professor percorrer trajetos de ruas e avenidas e ir assimilando os conteúdos geográficos a partir desses espaços em que percorre remotamente. Em linhas gerais, o uso dessa geotecnologia se trata de uma atividade interessante, uma vez que os alunos passam a vincular a Geografia aos temas do seu cotidiano. Mais do que isso, é uma alternativa relativamente viável em termos financeiros, uma vez que para a adesão dessa metodologia se faz necessário somente a utilização de um notebook, um projetor de tela e internet.