A Educação Matemática é uma área que se encontra em constante expansão, o que torna necessário a ampliação e reconstrução de conhecimentos relacionados aos processos de ensinar e aprender Matemática. Desse modo, procura-se contribuir para redimensionar futuras propostas a partir do estudo realizado com a qualificação dos processos de ensinar e aprender Matemática em contextos diversos. Com este propósito, o presente artigo possui como objetivo apresentar o projeto de pesquisa “A Educação Matemática entrelaçada aos processos de Ensinar e Aprender Matemática”, o qual busca compreender de que modo a Educação Matemática contribui para qualificar os processos de ensinar e aprender Matemática. Para isso, o percurso metodológico da pesquisa é caracterizado por uma abordagem qualitativa. Os sujeitos envolvidos serão professores, técnicos administrativos em educação, acadêmicos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, além de professores da educação básica e demais profissionais. As informações discursivas, produzidas por meio de atividades realizadas em etapas teóricas e práticas, serão analisadas por meio do método da Análise Textual Discursiva. Logo, considera-se significativo o estudo e a possibilidade de ambiente formativo interligando universidade, escolas e professores com o potencial de formação de uma comunidade profissional docente. Espera-se contribuir de forma a ampliar e qualificar os processos de ensinar e aprender Matemática em contextos da educação básica e do ensino superior.