À medida que avançam para o Ensino Fundamental II, os alunos iniciam a construção de conceitos matemáticos mais complexos e é essencial que durante este processo de aprendizado seja oferecido estratégias de ensino que estimulem e desenvolvam habilidades cognitivas, como resolução de problemas, pensamentos críticos e raciocínio lógico. O presente artigo discorre as experiências vivenciadas por graduandas do Programa Residência Pedagógica (PRP), durante a elaboração e aplicação de uma sequência didática titularizada de “Geometria e suas subáreas”, em duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental II, em uma escola estadual na cidade de Belém–PA. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa foi de natureza qualitativa, tipo descritiva. O referencial teórico específico para o ensino de geometria foi a teoria de Van Hiele. O objetivo dessa sequência foi apresentar os conceitos geométricos, a aplicação de métodos utilizando o conhecimento prévio e o cotidiano dos alunos. O desenvolvimento da sequência didática ocorreu durante cinco dias letivos, um por semana. As aulas abordaram os conceitos de ponto, reta e plano, figuras geométricas e sólidos geométricos. Algumas das técnicas usadas foram a manipulação do papel quadriculado para desenhar figuras geométricas, as observações do espaço escolar para reconhecer sólidos e figuras geométricas usadas no ambiente e a construção de figuras geométricas usando uma massinha de modelar e palitos. Para tanto, elaboramos uma sequência didática que teve um impacto significativo no desenvolvimento e na construção de conhecimentos a respeito da temática abordada, pois os alunos conseguiram identificar e construir sólidos e figuras geométricas nas atividades propostas no decorrer do processo. As considerações finais mostram que o ensino lúdico torna o processo de aprendizagem mais estimulante e eficaz, por proporcionar uma aprendizagem mais envolvente, significativa e positiva no ensino da disciplina tanto para os alunos quanto para os professores.