Este trabalho trata-se de um relato de experiência, que utiliza um referencial bibliográfico para composição da teoria sobre os objetos virtuais de aprendizagem, classificados como gifs, para discutir elementos teóricos-metodológicos da aprendizagem significativa que foram aplicados à produção de gifs na sala de aula, considerando a 1ª Lei da dinâmica de Newton como conhecimento curricular. A aplicação da proposta didática ocorreu na Escola Estadual Jacumaúma (Arez/RN) com estudantes da 1ª série do Ensino Médio, onde foram citadas algumas plataformas e aplicativos utilizados no momento de análise e seleção de gifs, bem como na produção e compartilhamento de resultados, utilizando durante o processo as concepções espontâneas dos estudantes para alcançarmos uma aprendizagem significativa. O referencial teórico da proposta se encontra baseado nos princípios pedagógicos da aprendizagem significativa, que toma por referência os estudos de David Ausubel (1968) e Marco Moreira (2005), articulados com os conceitos de construção de um objeto de aprendizagem segundo estudos de Juliana Braga (2014). A expectativa é que o relato com a descrição para a produção de gifs, apresentado neste trabalho, possa incentivar professores de Física à integração de tecnologias digitais em suas aulas, além de reforçar as práticas pedagógicas ao observar que a proposta de atividade ao ser aplicada em sala resultou em maior engajamento entre os alunos na aula, desenvolvendo habilidades relacionadas ao uso das tecnologias digitais, assim como, estimulando os alunos a trabalharem com as suas concepções espontâneas e os conhecimentos prévios para alcançarem a formação de um conhecimento científico consistente, acerca da lei da inércia.