O presente trabalho apresenta como temática a trajetória de formação dos primeiros discentes participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) da graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC) até o ingresso como professores da educação básica na área de arte com ênfase no ensino de dança. Através desse estudo, pretende-se refletir as diversas mudanças que foram despertadas ao longo do PIBID Dança em seus participantes, tendo como recorte temporal o início, em 2012, até a atual edição em 2023, além de discorrer as principais contribuições na carreira docente de cada bolsista ingressante no projeto. Para que esse estudo ocorresse, utilizou-se a abordagem qualitativa em formato de entrevistas semiestruturadas com a participação de alguns ex-integrantes do PIBID Dança em que as conversações fornecidas foram transcritas e interpretadas com o auxílio dos principais referenciais teóricos da área de educação sobre a formação de professores como Dermeval Saviani, do campo da arte, Ana Mae Barbosa e da dança, Isabel Marques. Diante disso, foi possível perceber as diversas mudanças que cada integrante conseguiu incluir em suas práticas docentes diárias, os subsídios que o programa possui para formação docente, além da aproximação do acadêmico com a educação básica. Nesse contexto, esse estudo reforça a importância do fomento a projetos de formação docente como o Pibid Dança na UFC que impacta diversos estudantes que se tornam docentes com experiências e vivências que auxiliam a descobrir a realidade do cotidiano escolar.