O objetivo da presente pesquisa consiste em explorar as formas como o ChatGPT, um modelo de linguagem avançado de inteligência artificial (IA), está revolucionando o ensino da Matemática. Para tanto, abordam-se os principais benefícios que essa tecnologia pode oferecer para os estudantes e para os professores, tais como: a personalização do aprendizado, a promoção da interatividade e o desenvolvimento de habilidades matemáticas complexas. Desse modo, apresentam-se ainda estratégias de implementação do ChatGPT no ambito das salas de aula, levando em consideração os diferentes níveis de ensino e estilos de aprendizagem. Por fim, discute-se acerca dos principais desafios que precisam ser superados com vistas à garantia de uma utilização eficaz dessa ferramenta inovadora, incluindo as questões éticas e de acesso à tecnologia. Para embasar este estudo, realiza-se um levantamento bibliográfico em bases de dados relevantes, tais como: Google Scholar, Scielo e Eric. Nesse empreendimento, foram selecionados artigos científicos publicados nos idiomas português e inglês, nos últimos cinco anos, que abordam o uso do ChatGPT no ensino da Matemática. Cabe reforçar que a análise dos dados foi realizada de forma qualitativa, de modo que o foco recaiu sobre a identificação dos principais benefícios, desafios e estratégias de implementação do ChatGPT no contexto das salas de aula.