CLICKGEO: GEOGRAFIA EM FOTOS A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113611 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6759 "inscrito_id" => 17391 "titulo" => "CLICKGEO: GEOGRAFIA EM FOTOS A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente artigo é resultado das experiências vivenciadas durante a efetivação da eletiva denominada 'Clickgeo: Geografia em Fotos'. A ideia do projeto surgiu a partir da observação da forma como os celulares eram utilizados pelos estudantes, pois em determinados momentos, o aparelho contribuía para a desatenção e atrapalhava o desenvolvimento das atividades em sala de aula. Portanto, o presente artigo se propõe a expor uma alternativa viável para o uso consciente e educativo do aparelho, que deste modo pode contribuir para a diversificação e integração dos conhecimentos geográficos desenvolvidos com os discentes, viabilizando novas oportunidades de aprendizagem. Durante o transcorrer das atividades da disciplina eletiva, foram utilizados os aparelhos celulares como um instrumento de captura, e posteriormente, análise da paisagem e do espaço geográfico, respectivamente. Utilizando as produções fotográficas realizadas pelos alunos durante suas explorações cotidianas como chave para a construção do conhecimento geográfico, colaborando assim para o aperfeiçoamento das práticas no ensino de Geografia. Neste trabalho foi utilizado o método de pesquisa qualitativo, pautado na observação participativa. Tal método foi escolhido devido à organização da turma apresentar diversidade etária e de níveis de aprendizagem, haja vista a turma ser composta por alunos das três séries do ensino médio. Por fim, o trabalho se mostrou promissor, pois através das produções fotográficas foi possível gerar um aprofundamento nos conhecimentos geográficos dos alunos, e também trazer para sala de aula novas percepções para conhecimentos já existentes, permitindo a estes lerem o mundo através de suas próprias visões e experiências. Além disso, contribuiu para o aperfeiçoamento de outras habilidades de forma secundária durante a aplicação do projeto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17391_TB6759_10062024113136.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVERTON GLEYDSON SILVA MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "EVERTON" "autor_email" => "evertonmendonca22@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113611 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6759 "inscrito_id" => 17391 "titulo" => "CLICKGEO: GEOGRAFIA EM FOTOS A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente artigo é resultado das experiências vivenciadas durante a efetivação da eletiva denominada 'Clickgeo: Geografia em Fotos'. A ideia do projeto surgiu a partir da observação da forma como os celulares eram utilizados pelos estudantes, pois em determinados momentos, o aparelho contribuía para a desatenção e atrapalhava o desenvolvimento das atividades em sala de aula. Portanto, o presente artigo se propõe a expor uma alternativa viável para o uso consciente e educativo do aparelho, que deste modo pode contribuir para a diversificação e integração dos conhecimentos geográficos desenvolvidos com os discentes, viabilizando novas oportunidades de aprendizagem. Durante o transcorrer das atividades da disciplina eletiva, foram utilizados os aparelhos celulares como um instrumento de captura, e posteriormente, análise da paisagem e do espaço geográfico, respectivamente. Utilizando as produções fotográficas realizadas pelos alunos durante suas explorações cotidianas como chave para a construção do conhecimento geográfico, colaborando assim para o aperfeiçoamento das práticas no ensino de Geografia. Neste trabalho foi utilizado o método de pesquisa qualitativo, pautado na observação participativa. Tal método foi escolhido devido à organização da turma apresentar diversidade etária e de níveis de aprendizagem, haja vista a turma ser composta por alunos das três séries do ensino médio. Por fim, o trabalho se mostrou promissor, pois através das produções fotográficas foi possível gerar um aprofundamento nos conhecimentos geográficos dos alunos, e também trazer para sala de aula novas percepções para conhecimentos já existentes, permitindo a estes lerem o mundo através de suas próprias visões e experiências. Além disso, contribuiu para o aperfeiçoamento de outras habilidades de forma secundária durante a aplicação do projeto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17391_TB6759_10062024113136.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVERTON GLEYDSON SILVA MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "EVERTON" "autor_email" => "evertonmendonca22@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }