O presente artigo é resultado das experiências vivenciadas durante a efetivação da eletiva denominada 'Clickgeo: Geografia em Fotos'. A ideia do projeto surgiu a partir da observação da forma como os celulares eram utilizados pelos estudantes, pois em determinados momentos, o aparelho contribuía para a desatenção e atrapalhava o desenvolvimento das atividades em sala de aula. Portanto, o presente artigo se propõe a expor uma alternativa viável para o uso consciente e educativo do aparelho, que deste modo pode contribuir para a diversificação e integração dos conhecimentos geográficos desenvolvidos com os discentes, viabilizando novas oportunidades de aprendizagem. Durante o transcorrer das atividades da disciplina eletiva, foram utilizados os aparelhos celulares como um instrumento de captura, e posteriormente, análise da paisagem e do espaço geográfico, respectivamente. Utilizando as produções fotográficas realizadas pelos alunos durante suas explorações cotidianas como chave para a construção do conhecimento geográfico, colaborando assim para o aperfeiçoamento das práticas no ensino de Geografia. Neste trabalho foi utilizado o método de pesquisa qualitativo, pautado na observação participativa. Tal método foi escolhido devido à organização da turma apresentar diversidade etária e de níveis de aprendizagem, haja vista a turma ser composta por alunos das três séries do ensino médio. Por fim, o trabalho se mostrou promissor, pois através das produções fotográficas foi possível gerar um aprofundamento nos conhecimentos geográficos dos alunos, e também trazer para sala de aula novas percepções para conhecimentos já existentes, permitindo a estes lerem o mundo através de suas próprias visões e experiências. Além disso, contribuiu para o aperfeiçoamento de outras habilidades de forma secundária durante a aplicação do projeto.