Com o advento do computador e a presença das TICS-tecnologia da informação e comunicação- nas escolas, percebe-se que se faz necessário formar os educadores para usarem equipamentos como recursos de ensino- aprendizagem. Este trabalho tem como objeto de estudo professores de LIE- laboratório de informática educativa- da Prefeitura de Fortaleza, pois se acredita que necessário, atualmente, apresentar sugestões para aprimorar a sua formação pedagógica. Para organizar e aplicar este trabalho, foi elaborado e aplicado um questionário- pesquisa cujo objetivo foi identificar quais assuntos que esses educadores consideraram fundamentais para a sua formação, assim como localizar as dificuldades apresentadas para que eles possam adquirir os conhecimentos na área. Concluiu-se que eles preferem estudar na modalidade EaD, pois não tem disponibilidade de tempo para estudarem na educação presencial. O objetivo principal deste trabalho foi sugerir como possibilidade de formação um Curso on-line. Este curso teve como meta principal possibilitar a aprendizagem desses educadores na área de Informática Educativa, usando a interatividade e as ferramentas apresentadas pela plataforma Moodle 2.3 e o uso dos mapas conceituais como uma proposta avaliativa. A fundamentação teórica são os teóricos Valente(2007), Moran(2011), Novak(2014), com a teoria da significação e os mapas conceituais. Este trabalho possibilitou que os professores construíssem seus conhecimentos nessa área e sugeriu a possibilidade de uso dos mapas conceituais como proposta avaliativa; apresentou ainda como principal resultado a construção da consciência dos professores sobre a importância da aplicação do programa de formação continuada e como a Ead pode ser utilizada para suprir suas necessidades de formação.