INCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113310 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6335 "inscrito_id" => 3787 "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA" "resumo" => "Com o advento do computador e a presença das TICS-tecnologia da informação e comunicação- nas escolas, percebe-se que se faz necessário formar os educadores para usarem equipamentos como recursos de ensino- aprendizagem. Este trabalho tem como objeto de estudo professores de LIE- laboratório de informática educativa- da Prefeitura de Fortaleza, pois se acredita que necessário, atualmente, apresentar sugestões para aprimorar a sua formação pedagógica. Para organizar e aplicar este trabalho, foi elaborado e aplicado um questionário- pesquisa cujo objetivo foi identificar quais assuntos que esses educadores consideraram fundamentais para a sua formação, assim como localizar as dificuldades apresentadas para que eles possam adquirir os conhecimentos na área. Concluiu-se que eles preferem estudar na modalidade EaD, pois não tem disponibilidade de tempo para estudarem na educação presencial. O objetivo principal deste trabalho foi sugerir como possibilidade de formação um Curso on-line. Este curso teve como meta principal possibilitar a aprendizagem desses educadores na área de Informática Educativa, usando a interatividade e as ferramentas apresentadas pela plataforma Moodle 2.3 e o uso dos mapas conceituais como uma proposta avaliativa. A fundamentação teórica são os teóricos Valente(2007), Moran(2011), Novak(2014), com a teoria da significação e os mapas conceituais. Este trabalho possibilitou que os professores construíssem seus conhecimentos nessa área e sugeriu a possibilidade de uso dos mapas conceituais como proposta avaliativa; apresentou ainda como principal resultado a construção da consciência dos professores sobre a importância da aplicação do programa de formação continuada e como a Ead pode ser utilizada para suprir suas necessidades de formação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID3787_TB6335_17062024152444.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIA MARIA DE FREITAS DIAS" "autor_nome_curto" => "Natalia Dias" "autor_email" => "nataliadi2013@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113310 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6335 "inscrito_id" => 3787 "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA" "resumo" => "Com o advento do computador e a presença das TICS-tecnologia da informação e comunicação- nas escolas, percebe-se que se faz necessário formar os educadores para usarem equipamentos como recursos de ensino- aprendizagem. Este trabalho tem como objeto de estudo professores de LIE- laboratório de informática educativa- da Prefeitura de Fortaleza, pois se acredita que necessário, atualmente, apresentar sugestões para aprimorar a sua formação pedagógica. Para organizar e aplicar este trabalho, foi elaborado e aplicado um questionário- pesquisa cujo objetivo foi identificar quais assuntos que esses educadores consideraram fundamentais para a sua formação, assim como localizar as dificuldades apresentadas para que eles possam adquirir os conhecimentos na área. Concluiu-se que eles preferem estudar na modalidade EaD, pois não tem disponibilidade de tempo para estudarem na educação presencial. O objetivo principal deste trabalho foi sugerir como possibilidade de formação um Curso on-line. Este curso teve como meta principal possibilitar a aprendizagem desses educadores na área de Informática Educativa, usando a interatividade e as ferramentas apresentadas pela plataforma Moodle 2.3 e o uso dos mapas conceituais como uma proposta avaliativa. A fundamentação teórica são os teóricos Valente(2007), Moran(2011), Novak(2014), com a teoria da significação e os mapas conceituais. Este trabalho possibilitou que os professores construíssem seus conhecimentos nessa área e sugeriu a possibilidade de uso dos mapas conceituais como proposta avaliativa; apresentou ainda como principal resultado a construção da consciência dos professores sobre a importância da aplicação do programa de formação continuada e como a Ead pode ser utilizada para suprir suas necessidades de formação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID3787_TB6335_17062024152444.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIA MARIA DE FREITAS DIAS" "autor_nome_curto" => "Natalia Dias" "autor_email" => "nataliadi2013@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }