Os estudos iniciais sobre a molécula de DNA remontam ao século XIX, quando Friedrich Meischer começou a investigar a química das células. No século XX os trabalhos de Avery, MacLeod e MacCarty confirmaram o DNA como o material genético. A biologia molecular permite compreender que as atividades essenciais para a vida ocorrem dentro da célula, mediadas pela leitura do DNA, sua duplicação, sua transcrição em diferentes tipos de RNA e posterior síntese proteica. O ensino da biologia molecular é desafiador devido à sua complexidade, exigindo dos alunos um nível de abstração que vai além do habitual. O presente trabalho teve por objetivo realizar a extração de DNA de amostras de fruta, destacando as etapas do processo e discutindo suas funções para o sucesso da extração, bem como a importância de aulas práticas na disciplina de biologia molecular. A atividade foi desenvolvida no laboratório de Biologia/Microbiologia do IFMA - campus Codó, seguindo um protocolo adaptado. Previamente foi proposta uma série de questionamentos a respeito do processo, afim de que os alunos realizassem pesquisas, facilitando a compreensão das etapas da prática. Durante a atividade laboratorial, esses questionamentos foram retomados, promovendo uma discussão a respeito do papel dos reagentes e procedimentos nas etapas de extração do DNA. Seguindo todas as etapas do protocolo, foi possível observar um emaranhado de fios esbranquiçados que consistem em DNA e RNA, bem como fibras. Aulas práticas promovem desenvolvimento ativo e autonomia dos alunos. Essa estratégia desperta interesse dos alunos pelo componente curricular, permitindo que explorem assuntos complexos, reforçando-se a relevância da aprendizagem experiencial e da participação ativa dos discentes, em especial nos cursos de licenciatura, onde os alunos se tornarão futuros educadores e poderão aplicar metodologias práticas em suas salas de aula.