O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido um foco crescente de investigação em diversas áreas do conhecimento, incluindo a educação e, mais especificamente, o Ensino da Matemática. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo investigar o cenário das pesquisas sobre o TEA na área da Matemática, com foco nas produções acadêmicas apresentadas nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática (SIPEM). A pesquisa busca compreender as tendências, lacunas e contribuições dessas investigações para a Educação Matemática voltada para alunos com TEA. A metodologia adotada é uma revisão qualitativa de cunho bibliográfica, utilizando como lócus os anais do ENEM e do SIPEM, com a escolha das últimas edições desses eventos, seguida por uma avaliação crítica das abordagens metodológicas e dos resultados discutidos. Em consequência, espera-se identificar padrões nas estratégias de ensino, avaliar sua eficácia e sugerir direções futuras para pesquisas e práticas pedagógicas, contribuindo para o avanço das práticas educacionais em Matemática para estudantes com a especificidade supracitada. A análise dos estudos destaca a importância da formação continuada dos professores para atender às necessidades dos alunos e, também, enfatiza a necessidade de estratégias de ensino adaptadas, como o uso de recursos visuais, e a promoção de um ambiente educacional inclusivo e eficaz. Em resumo, este trabalho contribui significativamente para o campo da Educação Matemática e abre portas para futuras pesquisas voltadas a uma prática pedagógica mais abrangente e eficiente.