Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESAFIO DA FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DOS CONCEITOS DE REFLEXÃO E CRÍTICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho busca identificar as competências exigidas do profissional da educação na sociedade globalizada do século XXI. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a formação de educadores no Brasil. Observou-se a influência das Escolas Normais na formação do magistério para o ensino básico, as reformas educacionais do início do século XX influenciadas pela psicologia infantil nos anos 70 e a dominação tecnicista da educação nesse período. No início do século XXI, houve um aumento de licenciaturas em faculdades privadas e uma queda na qualidade da formação docente no país, além de políticas públicas que individualizam as responsabilidades na figura do professor. Assim, o objetivo do trabalho é refletir sobre a formação do professor como mediador e transformador do conhecimento. Para tanto, discorremos sobre: i) Panorama histórico da formação de educadores no Brasil; ii) Formação docente e literatura científica; e iii) Necessidades de formação dos docentes. A metodologia baseou-se em pesquisas bibliográficas, utilizando material já publicado e analisando teóricos relevantes que abordam as competências necessárias para os educadores, destacando a necessidade da formação docente no desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. Dessa maneira, o levantamento bibliográfico permitiu responder à pergunta de pesquisa, identificando as competências, habilidades, necessidades e exigências para os professores. Constatou-se que os saberes adquiridos na formação inicial estão sempre em processo de constituição e dependem de momentos de reflexão crítica, promovidos pela formação contínua em serviço. Assim, os resultados obtidos não encerram as discussões sobre a formação do professor, mas contribuem para novos estudos, apresentando uma temática atual e pertinente para o campo da educação, especialmente para a área de desenvolvimento profissional da docência. Por fim, a partir da observação da realidade da profissão docente, esperamos que este trabalho inspire uma atitude ativa e reflexiva nos educadores, contribuindo para a melhoria contínua da educação.

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