Este trabalho busca identificar as competências exigidas do profissional da educação na sociedade globalizada do século XXI. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a formação de educadores no Brasil. Observou-se a influência das Escolas Normais na formação do magistério para o ensino básico, as reformas educacionais do início do século XX influenciadas pela psicologia infantil nos anos 70 e a dominação tecnicista da educação nesse período. No início do século XXI, houve um aumento de licenciaturas em faculdades privadas e uma queda na qualidade da formação docente no país, além de políticas públicas que individualizam as responsabilidades na figura do professor. Assim, o objetivo do trabalho é refletir sobre a formação do professor como mediador e transformador do conhecimento. Para tanto, discorremos sobre: i) Panorama histórico da formação de educadores no Brasil; ii) Formação docente e literatura científica; e iii) Necessidades de formação dos docentes. A metodologia baseou-se em pesquisas bibliográficas, utilizando material já publicado e analisando teóricos relevantes que abordam as competências necessárias para os educadores, destacando a necessidade da formação docente no desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. Dessa maneira, o levantamento bibliográfico permitiu responder à pergunta de pesquisa, identificando as competências, habilidades, necessidades e exigências para os professores. Constatou-se que os saberes adquiridos na formação inicial estão sempre em processo de constituição e dependem de momentos de reflexão crítica, promovidos pela formação contínua em serviço. Assim, os resultados obtidos não encerram as discussões sobre a formação do professor, mas contribuem para novos estudos, apresentando uma temática atual e pertinente para o campo da educação, especialmente para a área de desenvolvimento profissional da docência. Por fim, a partir da observação da realidade da profissão docente, esperamos que este trabalho inspire uma atitude ativa e reflexiva nos educadores, contribuindo para a melhoria contínua da educação.