MORAIS, Nathália Loyane Fernandes De. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/113582>. Acesso em: 14/11/2024 02:52
O presente relato de experiência é resultado de uma ação pedagógica em Direitos Humanos realizada com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental de uma Escola da rede Municipal , localizada em Petrolina/PE. A ação foi planejada para atender a demanda desse espaço educacional mediante identificação de bullying e racismo praticado pelo corpo estudantil na inferiorização do outro pelo seu marcador de diferença. Resultando na necessidade de um diálogo sobre racismo para conduzi-los/as ao respeito às diferenças, por tanto este estudo visa analisar, pela perspectiva dos princípios da Educação em Direitos Humanos (EDH), o impacto de atividades pedagógicas continuas na vida estudantil, quando se trata de temas transversais, aqui direcionado a temática do racismo. A categoria racismo é analisado através de pesquisadores/as decoloniais pelo conceito sistêmico-inercial (Santos, 2022) em um diálogo interseccional (Akotirene, 2019). Por promover, de forma transversal, o debate ao respeito de todos/as sem distinção de raça/etnia, nos processos educacionais, esta pesquisa apoia-se nas diretrizes educacionais em Direitos Humanos. Como objetivos específicos, primeiramente se investigam os marcadores escolares que excluem juventudes negras na escola; em seguida, reflete-se sobre a potencialidade de uma educação problematizadora em Direitos Humanos através de ações pedagógicas contínuas e transversais a prática docente, como estratégia para mitigar o racismo no contexto escolar. Diante disso, metodologicamente, a pesquisa é desenvolvida através do método qualitativo, com o delineamento de um estudo de caso (Bauer; Gaskell, 2002), gerando dados por meio de observação participante, Minayo (2007). Os resultados indicam que ações pedagógicas em Direitos Humanos de forma continua e transversal a prática docente tem efeito transformador na vida estudantil, sendo evidente através de seu comportamento e socialização no ambiente escolar.