O presente trabalho, por meio de uma revisão bibliográfica, oferece uma reflexão sobre o processo de aprendizagem, a teoria do construtivismo de Vygotsky e as sequências didáticas como instrumento facilitador do aprendizado. O objetivo foi investigar de que forma as sequências didáticas, embasadas na perspectiva construtivista de Vygotsky, podem contribuir no processo de aprendizagem dos alunos. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um levantamento bibliográfico sistematizado, buscando trabalhos já publicados que tratassem do tema na base de dados: Scielo, Google Acadêmico e Periódicos CAPEs, além da concepção de autores como Vygotsky (1998) e (2010), Rego (1995), Zabala (1998), Ausubel (2003 e outros). Os resultados mostram que a teoria do construtivismo considera o papel ativo dos alunos na construção das suas próprias competências e habilidades por meio de interações sociais, experiências individuais e reflexões sobre seus conhecimentos prévios. Dentro desse cenário, as sequências didáticas se tornam importantes aliadas, pois, se bem elaboradas, criam ambientes de aprendizagem que estimulam e promovem a autonomia, a criatividade e a compreensão efetiva de novas aprendizagens. Em termos gerais, a teoria construtivista de Vygotsky proporciona uma base sólida e eficaz para a elaboração de sequências didáticas que priorizam a interação social e cultural, a mediação e o desenvolvimento da linguagem, tornando-se, de fato, um instrumento facilitador da aprendizagem.