O presente estudo aborda questões relacionadas ao ensino do cinema brasileiro na Educação Básica, desempenhando um papel nas questões étnico-raciais e contribuindo para a diversidade, com foco nas obras do cineasta Jeferson De e em como estas produções nacionais podem colaborar para a dimensão pedagógica. Este trabalho busca empreender estudos no que tange à questão do negro no cinema e à literatura cinematográfica no âmbito escolar, refletir sobre os discursos e representações do negro no cinema brasileiro, investigar lugar de fala e racismo estrutural a partir do filme de Jeferson De: "M-8: Quando a morre socorre a vida", bem como propor metodologias para aplicar o cinema brasileiro em sala de aula. Para a construção de dados, realizar-se-á pesquisas específicas para compreender o contexto do cinema relacionado à negritude e à presença de pessoas negras na cinematografia brasileira, trazendo uma análise minuciosa da obra de Jeferson De, buscando destacar a representatividade da comunidade negra ao desempenhar um papel fundamental na construção de narrativas diversificadas, inclusivas e autênticas, além de contribuir para a desconstrução do racismo estrutural presente na sociedade. Espera-se que ao integrar o cinema brasileiro ao ensino, a experiência educacional dos alunos seja enriquecida, estimulando o pensamento crítico e incentivando a reflexão sobre os aspectos étnico-raciais que tomam parte no campo social em que se inserem.