A TV Escola Juazeiro teve início na pandemia, como possibilidade de promoção de ensino-aprendizagem e garantia de direitos aos alunos da rede municipal de Juazeiro-BA. O acesso aos conteúdos educativos acontecia por um canal aberto de televisão. Desse período de isolamento social até os dias de hoje, a TV Escola Juazeiro passou por reformulações em seu formato de acesso e conteúdo. Este artigo traz um relato de experiência (LUDKE; CRUZ, 2010) a partir do programa Trocando Ideias, em um episódio com o tema autismo. O objetivo desse artigo é descrever e compartilhar, a partir da prática e desafios encontrados, o processo de construção de conteúdo audiovisual educativo específico. O artigo destaca o processo desse programa, desde o planejamento, estudo do tema, passando pela gravação, trazendo inclusive as interações dos estudantes, utilizando para isso, instrumentos, como diário de bordo, em uma abordagem qualitativa (BIKLEN E BOGDAN, 1994). Para compreensão e reflexão da prática, dialogamos com Martin-Barbero (2000) e refletimos o processo de produção e novas possibilidades de ensino-aprendizagem. A partir desse trabalho podemos refletir e compreender melhor sobre as especificidades do audiovisual na educação de uma rede de ensino.