Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRELACES ENTRE A AVALIAÇÃO DE PROJETOS, AS PEDAGOGIAS DECOLONIAIS E O PROJETO BRINCADAS: UM PERCURSO FORMATIVO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o impacto do Projeto Brincadas utilizando a Teoria da Mudança (Bauer et al., 2016), a partir das Pedagogias Decoloniais (Walsh 2013, 2019). Pretende-se, então, verificar se os objetivos do projeto são atingidos e avaliar o impacto social gerado na comunidade de aprendizagem participante. Além disso, busca-se definir o escopo de atuação do projeto e acompanhar os efeitos das intervenções, visando aplicar posteriormente uma metodologia de avaliação baseada nas Pedagogias Decoloniais. O Projeto Brincadas é uma iniciativa formativa do Grupo de Estudos Linguagem em Atividades do Contexto Escolar (LACE / PUC-SP) que promove ações voltadas para o desenvolvimento educacional por meio do brincar e da superação das condições de opressão vivenciadas pelos sujeitos históricos. Através da Teoria da Mudança, este estudo mapeará o percurso das ações do projeto, desde os recursos e atividades até os resultados esperados, identificando os mecanismos que conduzem às mudanças almejadas. Paralelamente, como metodologia de pesquisa, este estudo se fundamenta na Pesquisa Crítica de Colaboração a partir de uma análise mais profunda da interação entre os participantes e o impacto das práticas colaborativas na consolidação dos objetivos do projeto. Por fim, a implementação de uma ferramenta de avaliação de projetos, fundamentada nas Pedagogias Decoloniais, visa oferecer uma perspectiva crítica e inclusiva, assegurando que as intervenções sejam culturalmente relevantes e equitativas. Esta abordagem permitirá também identificar e corrigir possíveis limitações e barreiras que possam comprometer a eficácia do projeto.

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