O presente trabalho tem como objetivo principal analisar os saberes relativos às práticas que promovem a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física escolar. Como objetivos específicos, procurou-se levantar, na literatura especializada, a produção científica referente ao processo de inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física escolar, bem como identificar os princípios inclusivos presentes nessas aulas e caracterizar as principais estratégias inclusivas promovidas pelos professores. Para tanto, discutimos sobre os aspectos educacionais da pessoa com deficiência, dando ênfase ao contexto da educação inclusiva e a suas práticas. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica, pois parte das concepções de autores que abordam sobre o tema em estudo, além disso, a abordagem aplicada neste trabalho foi do tipo qualitativa, já que buscou-se identificar as situações complexas ou estritamente particulares referente às práticas inclusivas de professores nas aulas de Educação Física escolar. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a inclusão é pautada por princípios fundamentais, tais como a diversidade, a igualdade de oportunidades, a valorização das diferenças e a adaptação das atividades de acordo com as necessidades dos alunos com deficiência. Dessa forma, chegou-se à conclusão de que as práticas inclusivas não beneficiam apenas os alunos com deficiência, mas também contribuem para a valorização da diversidade e para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas de todos os alunos.