JOHN DEWEY: A EDUCAÇÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA E A FILOSOFIA PRAGMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113444 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6523 "inscrito_id" => 2858 "titulo" => "JOHN DEWEY: A EDUCAÇÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA E A FILOSOFIA PRAGMÁTICA" "resumo" => "Este artigo aborda as principais ideias do pedagogo e filósofo norte americano, John Dewey, sobre os conceitos de experiência e de educação relacionando com a corrente filosófica pragmática, também alicerçada por ele. A escolha deste pensador se dá devido à atualidade das discussões de Dewey no campo da educação, sobretudo a sua contribuição sobre a aprendizagem a partir das experiências, além da sua importância na construção da corrente filosófica pragmática. Para esta investigação optou-se pela exploração bibliográfica em obras concernentes a Dewey, num esforço de compreender sua vertente na construção do pensamento pragmático, buscando apreender nos conceitos fundamentais do vasto pensamento de Dewey as concepções de experiência e de educação. O texto está organizado em duas seções: a primeira seção apresenta a corrente filosófica pragmática segundo Dewey, iniciando com uma breve biografia deste pensador a fim de contextualizar sua história com a estruturação das suas ideias, para assim, abordar a concepção do pensamento pragmático a partir do contexto histórico; a segunda seção segue para o levantamento dos conceitos de experiência e de educação e como estes permanecem entrelaçados em todo seu conjunto de ideias. A partir da pesquisa, compreende-se a relação entre experiência e educação no processo de construção do conhecimento. A experiência proporciona aprendizagens significativas, necessárias para a vida e, a partir do conhecimento, a educação ganha seu poder de transformação social, sem a qual não se constrói democracia. Essa é a perspectiva do pensamento pragmático, que defende a aplicabilidade do conhecimento á vida prática e tem como elemento chave a noção de experiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2858_TB6523_03102024091352.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE KUHN DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE KUHN" "autor_email" => "cristiane-kuhn@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113444 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6523 "inscrito_id" => 2858 "titulo" => "JOHN DEWEY: A EDUCAÇÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA E A FILOSOFIA PRAGMÁTICA" "resumo" => "Este artigo aborda as principais ideias do pedagogo e filósofo norte americano, John Dewey, sobre os conceitos de experiência e de educação relacionando com a corrente filosófica pragmática, também alicerçada por ele. A escolha deste pensador se dá devido à atualidade das discussões de Dewey no campo da educação, sobretudo a sua contribuição sobre a aprendizagem a partir das experiências, além da sua importância na construção da corrente filosófica pragmática. Para esta investigação optou-se pela exploração bibliográfica em obras concernentes a Dewey, num esforço de compreender sua vertente na construção do pensamento pragmático, buscando apreender nos conceitos fundamentais do vasto pensamento de Dewey as concepções de experiência e de educação. O texto está organizado em duas seções: a primeira seção apresenta a corrente filosófica pragmática segundo Dewey, iniciando com uma breve biografia deste pensador a fim de contextualizar sua história com a estruturação das suas ideias, para assim, abordar a concepção do pensamento pragmático a partir do contexto histórico; a segunda seção segue para o levantamento dos conceitos de experiência e de educação e como estes permanecem entrelaçados em todo seu conjunto de ideias. A partir da pesquisa, compreende-se a relação entre experiência e educação no processo de construção do conhecimento. A experiência proporciona aprendizagens significativas, necessárias para a vida e, a partir do conhecimento, a educação ganha seu poder de transformação social, sem a qual não se constrói democracia. Essa é a perspectiva do pensamento pragmático, que defende a aplicabilidade do conhecimento á vida prática e tem como elemento chave a noção de experiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2858_TB6523_03102024091352.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE KUHN DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE KUHN" "autor_email" => "cristiane-kuhn@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }