A presente pesquisa é um estudo que tratará do papel da família em relação a como tem se desenvolvido as suas ações de incentivo referente a leitura feita e realizada pelas crianças na infancia. O estudo surgiu mediante ao obervar as dificuldades e a falta de interesse do individuo na leitura em seu processo de desenvolvimento. Desse modo, tem-se como objetivo destacar a família como o principal agente de estímulo à construção e formação de leitores críticos e criativos, sendo essencial para o desenvolvimento integral das crianças, e assim compreender como se faz importante a participação ativa de ambos neste processo. O estudo adotará a pesquisa qualitativa baseando-se no estudo bibliográfico, tendo como referencial teórico os autores Coelho e Pisoni (2012), Hutz (2005) e Vygotsky (1984). Assim, após estudos de tais teóricos busca-se responder a problemática apontada, ressaltado que quando os pais oferecem aos seus filhos um ambiente incentivador e protetor, representado por afeto e atenção, acrescidos de exigências e restrições, constituem a base necessária para a socialização. Fazendo-se necessário então, que compreendam que a família é a primeira instituição na qual a criança será inserida após seu nascimento e nesse ambiente ela receberá todo o suporte para fazer parte da sociedade. O desenvolvimento pessoal atuará como o princípio de autonomia para a formação de seus saberes.