Este trabalho apresenta uma reflexão a partir dos resultados das avaliações internas relativas à produção textual realizadas por estudantes das turmas dos 5º anos das 21 escolas do Ensino Fundamental anos iniciais do município de Rio Largo – AL durante o primeiro semestre de 2024. Ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental que compreende (1º ao 5º ano) a progressão dos conhecimentos deve ocorrer em grau e complexidade crescente com a proposição de novos desafios e reforço às aprendizagens anteriores, sendo orientado às turmas do 5º ano a intensificação da ortografização e, ainda, a ampliação sistemática das práticas de linguagem. Adotando, sobretudo, o texto como unidade de ensino. Os dados resultantes das avaliações da Rede de Ensino demonstram um considerável atraso no processo formativo dos estudantes, o que denota uma discrepância em relação às orientações dos documentos norteadores e programa de Formação Continuada. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, uma vez que visa preservar o caráter unitário do objeto estudado. As discussões aqui tratadas dialogam com os estudos de Soares (2017), Marcuschi (2008), Antunes (2003; 2005; 2014) e respaldam-se no documento que norteia os currículos da educação escolar brasileira - Base Nacional Comum Curricular (2018).