Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES DOS 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO-AL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113409
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6469
    "inscrito_id" => 15466
    "titulo" => "UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES DOS 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO-AL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão a partir dos resultados das avaliações internas relativas à produção textual realizadas por estudantes das turmas dos 5º anos das 21 escolas do Ensino Fundamental anos iniciais do município de Rio Largo – AL durante o primeiro semestre de 2024. Ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental que compreende (1º ao 5º ano) a progressão dos conhecimentos deve ocorrer em grau e complexidade crescente com a proposição de novos desafios e reforço às aprendizagens anteriores, sendo orientado às turmas do 5º ano a intensificação da ortografização e, ainda, a ampliação sistemática das práticas de linguagem. Adotando, sobretudo, o texto como unidade de ensino. Os dados resultantes das avaliações da Rede de Ensino demonstram um considerável atraso no processo formativo dos estudantes, o que denota uma discrepância em relação às orientações dos documentos norteadores e programa de Formação Continuada. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, uma vez que visa preservar o caráter unitário do objeto estudado. As discussões aqui tratadas dialogam com os estudos de Soares (2017), Marcuschi (2008), Antunes (2003; 2005; 2014) e respaldam-se no documento que norteia os currículos da educação escolar brasileira - Base Nacional Comum Curricular (2018)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15466_TB6469_07062024133109.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENI KELLY SOARES IDALINO FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "KELLY FALCÃO"
    "autor_email" => "idalinokelly@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113409
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6469
    "inscrito_id" => 15466
    "titulo" => "UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES DOS 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO-AL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão a partir dos resultados das avaliações internas relativas à produção textual realizadas por estudantes das turmas dos 5º anos das 21 escolas do Ensino Fundamental anos iniciais do município de Rio Largo – AL durante o primeiro semestre de 2024. Ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental que compreende (1º ao 5º ano) a progressão dos conhecimentos deve ocorrer em grau e complexidade crescente com a proposição de novos desafios e reforço às aprendizagens anteriores, sendo orientado às turmas do 5º ano a intensificação da ortografização e, ainda, a ampliação sistemática das práticas de linguagem. Adotando, sobretudo, o texto como unidade de ensino. Os dados resultantes das avaliações da Rede de Ensino demonstram um considerável atraso no processo formativo dos estudantes, o que denota uma discrepância em relação às orientações dos documentos norteadores e programa de Formação Continuada. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, uma vez que visa preservar o caráter unitário do objeto estudado. As discussões aqui tratadas dialogam com os estudos de Soares (2017), Marcuschi (2008), Antunes (2003; 2005; 2014) e respaldam-se no documento que norteia os currículos da educação escolar brasileira - Base Nacional Comum Curricular (2018)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15466_TB6469_07062024133109.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENI KELLY SOARES IDALINO FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "KELLY FALCÃO"
    "autor_email" => "idalinokelly@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão a partir dos resultados das avaliações internas relativas à produção textual realizadas por estudantes das turmas dos 5º anos das 21 escolas do Ensino Fundamental anos iniciais do município de Rio Largo – AL durante o primeiro semestre de 2024. Ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental que compreende (1º ao 5º ano) a progressão dos conhecimentos deve ocorrer em grau e complexidade crescente com a proposição de novos desafios e reforço às aprendizagens anteriores, sendo orientado às turmas do 5º ano a intensificação da ortografização e, ainda, a ampliação sistemática das práticas de linguagem. Adotando, sobretudo, o texto como unidade de ensino. Os dados resultantes das avaliações da Rede de Ensino demonstram um considerável atraso no processo formativo dos estudantes, o que denota uma discrepância em relação às orientações dos documentos norteadores e programa de Formação Continuada. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, uma vez que visa preservar o caráter unitário do objeto estudado. As discussões aqui tratadas dialogam com os estudos de Soares (2017), Marcuschi (2008), Antunes (2003; 2005; 2014) e respaldam-se no documento que norteia os currículos da educação escolar brasileira - Base Nacional Comum Curricular (2018).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.