A inteligência artificial (IA), juntamente com outras tecnologias e ferramentas de informação como a robótica, tornou-se uma ferramenta muito eficaz para adaptar a aprendizagem às dificuldades, necessidades e interesses de cada indivíduo. Com a pandemia ocasionada pela Covid-19 o uso dessas tecnologias se tornou amplamente empregadas na educação. Por outro, esse mesmo uso revelou desigualdades sociais e criou novas barreiras e dificuldades educativas. E, mesmo após o retorno às atividades presenciais, as tecnologias não puderam ser descartadas, constituindo, pois, parte inerente da atividade educacional contemporânea. O presente artigo teve como objetivo analisar os impactos da inteligência artificial e da robótica na Educação, apresentando práticas relatadas, impactos, aspectos negativos e possíveis caminhos a percorrer diante deste novo e surpreendente aspecto da educação moderna. Recorreu-se, portanto, à revisão bibliográfica, do tipo integrativa, descritiva e exploratória com a seleção de dez estudos publicados entre 2019 a 2024. Sendo assim, mediante os achados, pode-se afirmar que a utilização dessas tecnologias pode promover a assimilação de conhecimentos técnicos, como lógica de programação e conceitos científicos, bem como o desenvolvimento de habilidades transversais, tais como autonomia, criatividade e inovação. Entretanto, os estudos também identificaram desafios substanciais na implantação dessas ferramentas na educação. É essencial, portanto, que as instituições educacionais acompanhem o avanço da tecnologia e adotem ferramentas como a inteligência artificial e a robótica para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.