O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DA ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109791 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1302 "inscrito_id" => 4227 "titulo" => "O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DA ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "A inteligência artificial (IA), juntamente com outras tecnologias e ferramentas de informação como a robótica, tornou-se uma ferramenta muito eficaz para adaptar a aprendizagem às dificuldades, necessidades e interesses de cada indivíduo. Com a pandemia ocasionada pela Covid-19 o uso dessas tecnologias se tornou amplamente empregadas na educação. Por outro, esse mesmo uso revelou desigualdades sociais e criou novas barreiras e dificuldades educativas. E, mesmo após o retorno às atividades presenciais, as tecnologias não puderam ser descartadas, constituindo, pois, parte inerente da atividade educacional contemporânea. O presente artigo teve como objetivo analisar os impactos da inteligência artificial e da robótica na Educação, apresentando práticas relatadas, impactos, aspectos negativos e possíveis caminhos a percorrer diante deste novo e surpreendente aspecto da educação moderna. Recorreu-se, portanto, à revisão bibliográfica, do tipo integrativa, descritiva e exploratória com a seleção de dez estudos publicados entre 2019 a 2024. Sendo assim, mediante os achados, pode-se afirmar que a utilização dessas tecnologias pode promover a assimilação de conhecimentos técnicos, como lógica de programação e conceitos científicos, bem como o desenvolvimento de habilidades transversais, tais como autonomia, criatividade e inovação. Entretanto, os estudos também identificaram desafios substanciais na implantação dessas ferramentas na educação. É essencial, portanto, que as instituições educacionais acompanhem o avanço da tecnologia e adotem ferramentas como a inteligência artificial e a robótica para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4227_TB1302_30092024140137.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIANA DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "LUZIANA" "autor_email" => "luziana.lima@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109791 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1302 "inscrito_id" => 4227 "titulo" => "O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DA ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "A inteligência artificial (IA), juntamente com outras tecnologias e ferramentas de informação como a robótica, tornou-se uma ferramenta muito eficaz para adaptar a aprendizagem às dificuldades, necessidades e interesses de cada indivíduo. Com a pandemia ocasionada pela Covid-19 o uso dessas tecnologias se tornou amplamente empregadas na educação. Por outro, esse mesmo uso revelou desigualdades sociais e criou novas barreiras e dificuldades educativas. E, mesmo após o retorno às atividades presenciais, as tecnologias não puderam ser descartadas, constituindo, pois, parte inerente da atividade educacional contemporânea. O presente artigo teve como objetivo analisar os impactos da inteligência artificial e da robótica na Educação, apresentando práticas relatadas, impactos, aspectos negativos e possíveis caminhos a percorrer diante deste novo e surpreendente aspecto da educação moderna. Recorreu-se, portanto, à revisão bibliográfica, do tipo integrativa, descritiva e exploratória com a seleção de dez estudos publicados entre 2019 a 2024. Sendo assim, mediante os achados, pode-se afirmar que a utilização dessas tecnologias pode promover a assimilação de conhecimentos técnicos, como lógica de programação e conceitos científicos, bem como o desenvolvimento de habilidades transversais, tais como autonomia, criatividade e inovação. Entretanto, os estudos também identificaram desafios substanciais na implantação dessas ferramentas na educação. É essencial, portanto, que as instituições educacionais acompanhem o avanço da tecnologia e adotem ferramentas como a inteligência artificial e a robótica para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4227_TB1302_30092024140137.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIANA DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "LUZIANA" "autor_email" => "luziana.lima@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }