O presente trabalho tem por finalidade abordar um panorama comparativo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), no estado do Piauí, mais especificamente, em Amarante, a partir de uma síntese de pesquisa de dados comparativos da implementação do programa para a educação amarantina. Tendo como objetivo geral, realizar uma amostragem acerca dos resultados educacionais da implantação e implementação do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, no período de 2022 a 2023 e, como objetivos específicos: demonstrar a importância do regime de colaboração entre Estado do Piauí e o município de Amarante para a garantia do Processo de Alfabetização das Crianças na Idade Certa; e elaborar uma síntese dos resultados educacionais, obtidos nas avaliações diagnóstica, formativa e somativa de Leitura do PPAIC, no sentido avaliar os impactos do programa, no cotidiano escolar; observar a criação de uma cultura organizacional, voltada para a formação continuada dos professores do ciclo de alfabetização. A metodologia para elaboração deste estudo consistiu numa pesquisa documental e bibliográfica, fundamentada nos materiais produzidos pelo programa, Leis e Decretos regulamentares durante o período de 2022 a 2023, referenciados na experiência do Programa de Alfabetização na Idade Certa, implantado no estado do Ceará e posteriormente no estado do Piauí. Assim, conseguiu-se melhorar a alfabetização das crianças em torno de vinte e cinco por cento em relação aos anos anteriores.