LETRAMENTO DIGITAL: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113390 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6446 "inscrito_id" => 861 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO" "resumo" => "Dentre os conceitos trabalhados no eixo “Cultura digital” da proposta curricular do Itinerário Formativo em Tecnologia e Computação está o letramento digital definido como “[...] os modos de ler e escrever informações, códigos e sinais verbais e não verbais com uso do computador e demais dispositivos digitais, abordando o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso dos equipamentos e seus softwares com proficiência.” (Campos, 2020, p. 20). Além disso, a compreensão e o uso crítico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) aparece entre as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A competência geral 5 preceitua: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BRASIL, 2017, p. 9). Este trabalho busca analisar como os estudantes de ensino médio avaliam o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais. A análise foi documental e teve como corpus textos produzidos por estudantes de ensino médio da Escola Estadual Domingos de Albuquerque, localizada em Ipojuca/PE. Os textos foram produzidos durante a culminância da disciplina eletiva “Letramento digital”. A análise dos textos produzidos demonstrou que os estudantes desenvolveram competências de informação, operação e interação das TDICs, tornando-se usuários mais críticos e conscientes no mundo virtual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID861_TB6446_27102024212143.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA BARBOSA DE SANTANA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA (Magga)" "autor_email" => "magga.profa@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113390 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6446 "inscrito_id" => 861 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO" "resumo" => "Dentre os conceitos trabalhados no eixo “Cultura digital” da proposta curricular do Itinerário Formativo em Tecnologia e Computação está o letramento digital definido como “[...] os modos de ler e escrever informações, códigos e sinais verbais e não verbais com uso do computador e demais dispositivos digitais, abordando o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso dos equipamentos e seus softwares com proficiência.” (Campos, 2020, p. 20). Além disso, a compreensão e o uso crítico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) aparece entre as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A competência geral 5 preceitua: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BRASIL, 2017, p. 9). Este trabalho busca analisar como os estudantes de ensino médio avaliam o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais. A análise foi documental e teve como corpus textos produzidos por estudantes de ensino médio da Escola Estadual Domingos de Albuquerque, localizada em Ipojuca/PE. Os textos foram produzidos durante a culminância da disciplina eletiva “Letramento digital”. A análise dos textos produzidos demonstrou que os estudantes desenvolveram competências de informação, operação e interação das TDICs, tornando-se usuários mais críticos e conscientes no mundo virtual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID861_TB6446_27102024212143.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA BARBOSA DE SANTANA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA (Magga)" "autor_email" => "magga.profa@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }