A inclusão de alunos com deficiência no sistema educacional é um desafio global, especialmente em países em desenvolvimento. No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) de 2015 destaca a importância de garantir educação inclusiva e de qualidade para todos. No município de Caucaia-Ceará, o desafio é ainda mais acentuado devido a sua extensão territorial, às dificuldades socioeconômicas e estruturais. O presente artigo tem o foco na educação inclusiva e suas vertentes no ensino fundamental das escolas públicas. A metodologia será descritiva e exploratória, com base em fontes bibliográficas. Ao descrever as dificuldades enfrentadas nas rotinas da gestão da sala, o docente busca soluções para oportunizar aprendizados dos estudantes com deficiência em prol a autonomia e novos conhecimentos. Apresentaremos o Projeto Educacional Individualizado (PEI) como uma estratégia eficaz para reduzir a evasão escolar e promover a equidade no ensino. O objetivo é abordar estratégias que questionem como é feita a inclusão e as possíveis soluções para o preparo dos professores e colaboradores do ensino. Ou seja, é crucial investir em infraestrutura, formação de professores e nas mudanças culturais. O PEI surge como um recurso pedagógico centrado nas necessidades do estudante. Uma ferramenta central para enfrentar esses desafios, permitindo a personalização do ensino e criando um ambiente mais inclusivo, sendo um norteador do processo de ensino aprendizagem, possibilitando através de sua construção, execução o sucesso das ações docentes segundo PEREIRA, D. M.2014.