Os indicadores de pH são substâncias que nos fornecem informações cruciais sobre a acidez ou basicidade de uma solução. Eles desempenham o papel de mensageiros visuais, alterando sua cor conforme o pH da solução se modifica. É como se fossem pequenos artistas químicos, pintando um quadro colorido para nos dizer se estamos em um ambiente ácido, neutro ou alcalino. Portanto, no contexto de experimentação em química, muitos estudantes acreditam que os experimentos são realizados apenas em laboratórios, com reagentes inacessíveis. Diante dessa percepção, surgiu a problemática central deste trabalho: “como realizar experimentos sobre o tema do pH no ensino médio utilizando materiais acessíveis?”. Com base nesse desafio, estabeleceu-se o objetivo geral: estudar os indicadores de pH a partir de produtos naturais, com foco nos conceitos de ácidos e bases, utilizando materiais de baixo custo para a realização de experimentos no processo educativo. Utilizando repolho roxo como indicador de pH e materiais como água sanitária, refrigerante e limão como reagentes, podemos realizar experimentos com materiais de baixo custo. Essa pesquisa foi conduzida no Centro de Ensino Raimundo Soares da Cunha, localizado na cidade de Imperatriz-MA. Para atingir esse objetivo, a pesquisa foi caracterizada como bibliográfica, pesquisa-ação, de campo e estudo de caso. As etapas envolveram a coleta de informações bibliográficas, a elaboração de uma aula centrada no conteúdo de ácido-base e experimentação, a aplicação de um questionário após essa aula e a convergência dos resultados. A experimentação e o estudo de ácido-base, quando centralizados, parecem ter contribuído para o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva nos estudantes. Além disso, proporcionou uma compreensão mais profunda e holística dos acontecimentos analisados.