O presente trabalho versa sobre o projeto interdisciplinar, em curso, das disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes e Matemática, do 8º e 9º ano, dos anos finais do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Ana de Paiva Fagundes. A referida escola está situada no Distrito de Punaú, em Rio do Fogo/RN - considerado o maior e mais populoso distrito do citado município, O intuito deste projeto interdisciplinar é, sobretudo, fazer o resgate dos aspectos artísticos, culturais, geográficos e históricos do município de Rio do Fogo/RN. A ênfase deste trabalho, a partir das disciplinas e aspectos mencionados, está no desenvolvimento das competências e habilidades relacionadas com a leitura e, sobretudo, com a produção textual, bem como com os objetos de estudo das disciplinas relacionadas a este projeto, por meio da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo, tratar sobre as temáticas citadas, a partir das atividades em curso, no ano letivo de 2024, por meio das experiências obtidas ao longo da vigência do citado projeto interdisciplinar. Isso com foco no protagonismo, autonomia e trabalho individual e coletivo dos alunos das citadas turmas, nesse sentido. Discutiremos, assim, neste trabalho, os aspectos em torno da formação integral do aluno a partir das vivências proporcionadas por este projeto interdisciplinar, ao longo do ano letivo. Além de discorrer sobre os impactos do projeto nos processos de ensino-aprendizagem de nossa clientela estudantil, com vistas ao fortalecimento dos laços de pertencimento destes alunos com o município, com a comunidade onde vivem e estudam.