Quando falamos em professor e formação do professor, não queremos ser prolixos, mas, há de fato uma necessidade de reafirmar a nossa prática através de formações continuadas, pois elas capacitam o profissional para realizar o seu trabalho, embasado de teorias que norteiam sua didática e ainda a sua forma de exercer o trabalho docente, que é um fator essencial para a carreira do professor. O ofício precisa sem embasado em pilares que formam o saber. Para o docente é fundamental demonstrar viabilidade do e no processo. Essas etapas são subtendidas de forma existente. Olhares macros, mas também específicos, garantem a qualidade da profissionalização no campo educacional. Há especificamente uma urgência de absorver intrinsicamente, que a formação esteja integrada às práticas educativas, didáticas e que perpassam para além da sala de aula, essa formação implica em um trabalho mais oportuno, e significativo. Esse artigo, objetivou a importâncias de se utilizar das técnicas, para melhor mediar as ferramentas didáticas que nelas incorporam a vivência do professor. Nesse quesito, o professor precisa desconstruir a ideia de que já sabe o suficiente para atuar em seu espaço de trabalho. Acreditamos que inserir a mentalidade de que, quanto mais aprendemos, melhores seremos é um passo necessário para a formação continuada. Pensemos nas práticas que não são renovadas no âmbito educacional. Como vou implementar uma nova aprendizagem voltada para as novidades da formação? Queremos de fato ser retóricos? A importância da formação como prática da aprendizagem é essencial. Para trazer respostas as nossas indagações utilizamos do método da revisão bibliográfica para entender como os professores estão aliados a essa prática que inova e fortalece o processo educacional. Em conclusão, este trabalho reafirma a importância da formação continuada para professores, destacando que o aprendizado constante e a renovação de práticas pedagógicas são cruciais para a excelência educacional.