O desígnio deste trabalho discuti a importância da Pedagogia Histórico-Crítica na formação permanente do professor em avença com os fundamentos dos saberes docentes na perspectiva da transformação social. Em tela, implica num processo formativo que não se limita à aquisição de técnicas de ensino, mas na reflexão sobre o papel da educação, na constante problematização da práxis pedagógica, e na análise da realidade para a emancipação dos indivíduos no processo educativo escolar. Sob tal prospectiva a formação do professor, no contexto histórico-crítico, é compreendida no enredo da transformação social e no dinamismo dos saberes docentes na concepção da influência sociocultural. Para tanto, objetivamos aprofundar a reflexão da formação do professor na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica em consonância com os saberes docentes. Nesse envolto, trata-se de uma investigação de cunho bibliográfico que reflete sobre conceitos inaugurados pelos clássicos que consubstanciam o sentido da leitura reflexiva e crítica. Trazemos para subsidiar esse estudo as contribuições de Saviani (2008, 2013), Tardif (1991, 2014), Pimenta (2000, 2012) Freire (1996, 2010) entre outros. Os achados apontam que as teorias se coadunam no que se refere a sistematização e a socialização dos saberes docentes, mobilizando a construção da atuação do professor como mediador social, reflexivo e crítico no âmbito educacional.