O presente trabalho se constitui de um estudo bibliográfico descritivo e analítico com o propósito de analisar a produção científica brasileira no que se refere ao Ensino das Relações Étnico-Raciais no contexto da formação inicial e continuada de professores, no período de 2019 a 2023. Foram analisados trabalhos abordando formação de professores, tendo a Educação das Relações ÉtnicoRaciais como componente curricular dos cursos de formação e estratégias de formação continuada oferecidas por universidades e GEABIs. Constatou-se que ainda persiste a valorização do saber historiográfico e o espaço dado às disciplinas relacionadas ao tema das RER ainda é escasso, ou oferecido em disciplinas optativas. Também foi verificada a importância dos GEABIs e das universidades na formação docente, proporcionando a reflexão sobre a formação continuada, sua relevância e a dos movimentos sociais nos processos. Destaca-se a necessidade da construção de uma identidade docente que esteja preparada para lidar com a diversidade, seja ela racial ou de gênero. Durante o desenvolvimento educacional de formação é proposta a pedagogia decolonial, no sentido de analisar a dominação colonial com criticidade e sugerindo um novo olhar sobre fatos históricos, rompendo com as concepções eurocêntricas de formação. Para isso, não basta inserir conhecimentos fragmentados, é necessária a transformação epistêmica em toda a estrutura curricular dos cursos de formação. Certamente a temática étnico-racial necessita ser inserida de forma satisfatória nos cursos de formação docente, por serem os professores personagens cruciais na promoção da igualdade e justiça social, por terem condições de levar à discussão temas necessários em suas aulas e dar voz a conteúdos silenciados na história por tanto tempo.